Amortização do FGTS: aprenda a fazer pelo celular

A amortização do FGTS ocorre quando o contribuinte do fundo decide utilizar o saldo da sua conta no fundo para pagamento de imóvel – casa ou apartamento próprios. Na modalidade, o dinheiro do trabalhador disponibilizado no FGTS pode ser usado para quitar (totalmente ou parcialmente) sua dívida. Mas para isso o contrato de financiamento deve […]

A amortização do FGTS ocorre quando o contribuinte do fundo decide utilizar o saldo da sua conta no fundo para pagamento de imóvel – casa ou apartamento próprios. Na modalidade, o dinheiro do trabalhador disponibilizado no FGTS pode ser usado para quitar (totalmente ou parcialmente) sua dívida. Mas para isso o contrato de financiamento deve ter sido assinado dentro do Sistema Financeiro Habitação (SFH).

continua depois da publicidade

Segundo a Agência Brasil, o mutuário (pessoa que recebe o empréstimo) de financiamento do SFH tem agora uma possibilidade de redução do valor da parcela ou do prazo do crédito por meio de aplicativo de celular. O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) possui a função de amortização do saldo devedor da operação de crédito dentro do aplicativo Habitação Caixa, assim como no site.

Habitação Caixa

A Caixa Econômica Federal disponibilizou o serviço em seu site e pelo aplicativo Habitação Caixa, disponível na Play Store para celulares Android e na App Store para celulares com sistema iOS. Através do Habitação Caixa, os mutuários podem até quitar totalmente o débito, se tiverem saldo suficiente na conta do FGTS.

continua depois da publicidade

Também é possível fazer a amortização do FGTS por telefone, o serviço é disponibilizado pela Caixa Econômica Federal pelo número 3004-1105 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-726-0505 (para as demais localidades). Ao ligar, digite a opção 7 e aguarde atendimento, que ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h da manhã às 20h da noite.

Critérios para amortização do FGTS

De acordo com informações da Agência Brasil, o mutuário pode pedir a amortização do FGTS nos financiamentos habitacionais quantas vezes desejar. Mas, para o mesmo financiamento é necessário esperar um período de dois anos antes de nova solicitação.

Em casos de casais – que financiaram o mesmo imóvel juntos -, a contagem de tempo é separada entre os dois. Se o titular do financiamento utilizar o saldo do FGTS, o coobrigado pode usar seu próprio saldo em menos de dois anos da operação desde que ele atenda os demais requisitos.

continua depois da publicidade

Autofinanciamentos em cooperativas habitacionais, no Sistema de Consórcio (SCONS) e em programas governamentais (federais, estaduais e municipais) destinados à moradia própria do mutuário também podem ser quitados com o saldo do FGTS.

Consulte o saldo disponível na sua conta do FGTS, antes de requerer a amortização. Os valores estão disponíveis no site da Caixa Econômica Federal ou no aplicativo FGTS. Para realizar a consulta, o trabalhador precisa do número de seu CPF, do NIS – Número de Inscrição Social e do e-mail cadastrado no sistema do banco.