Seguro-desemprego pode ter até 7 parcelas: entenda os projetos de lei

Projeto de lei prevê prorrogação do seguro-desemprego. Atualmente, o benefício é de, no máximo, cinco parcelas.

O Governo Federal está estudando a possibilidade de oferecer duas parcelas extras do seguro-desemprego para trabalhadores demitidos sem justa causa no período de 20 de março e 31 de julho de 2020. Assim, em alguns casos, os trabalhadores receberiam até sete parcelas do seguro-desemprego.

continua depois da publicidade

A proposta foi feita por representantes no Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) e deve ser votada nesta sexta-feira (30)..

Atualmente, o trabalhador demitido sem justa causa recebe de três a cinco parcelas do seguro-desemprego, dependendo do tempo trabalhado e de quantas vezes já fez o pedido.

continua depois da publicidade

O objetivo do governo é que os pagamentos sejam feitos exclusivamente até dezembro de 2020. Com isso, quem foi demitido em julho e tem direito às cinco parcelas não receberá extras.

Diversos outros projetos de lei sobre o tema já foram enviados à Câmara dos Deputados. A maior parte dos projetos propõe a prorrogação do benefício.

Para haver alguma mudança concreta, é preciso que o projeto de lei seja aprovado e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

continua depois da publicidade

Projeto de lei prevê prorrogação do seguro-desemprego

O Projeto de lei nº 3.618/2020 visa permitir que os trabalhadores demitidos recebam até sete parcelas do seguro-desemprego, além de mais seis repasses subsequentes. Atualmente o beneficio é concedido entre três e cinco parcelas mensais. Projeto de lei prevê prorrogação do seguro-desemprego.

O projeto de autoria do deputado Bohn Gass (PT-RS) prevê a prorrogação do seguro-desemprego para sete parcelas. A operação dos pagamentos seria pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Além do Projeto de lei nº 3.618/2020, existem outros em andamento:

continua depois da publicidade
  • A Deputada Flávia Arruda (PL-DF) criou projeto de lei que prevê a prorrogação do seguro-desemprego por quatro meses nas regiões do país mais afetadas pelo desemprego;
  • O Deputado Felipe Carreras apresentou um projeto que estende para mais uma parcela o seguro-desemprego.

Extensão do benefício durante a pandemia

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador pretende prorrogar o pagamento do seguro-desemprego para mais duas parcelas para quem for demitido, sem justa causa, durante o período da crise causada pela pandemia da COVID-19..

Caso seja aprovada, a medida atenderá cerca de 6 milhões de pessoas e terá um impacto de R$ 16,1 bilhões nas contas públicas.

A medida vai valer aos trabalhadores dispensados entre 20 de março e 31 de dezembro deste ano, desde que a medida seja aprovada.

continua depois da publicidade

Desemprego no Brasil

última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) mostrou que 13,1 milhões de brasileiros estão desempregados. Gerando um índice relativo de 13,8%, uma marca histórica para a Pnad, em abril esse número estava em 12,6%, e em janeiro, 11,2%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de brasileiros com ocupação laboral caiu de 94,2 milhões, antes da pandemia, para a quantidade atual de 82 milhões.

O curioso é que, apesar disso, o medo do desemprego no Brasil caiu em comparação ao final de 2019, mesmo com as demissões causadas pela pandemia de covid-19. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) verificou que “as medidas de proteção do emprego adotadas no período contribuíram para conter o desemprego e aumentar a segurança no emprego. Possivelmente, a transferência de renda às famílias também contribuiu para o resultado”, diz a entidade.