Festa do Livro da USP será online em 2020

A edição de 2020 da Festa do Livro da USP será online pela primeira vez na história. Segundo a Universidade de São Paulo (USP), organizadora do evento, seria inviável a realização física da Feira do Livro por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus.  continua depois da publicidade A Festa do Livro começou nesta segunda-feira (09/11), com […]

A edição de 2020 da Festa do Livro da USP será online pela primeira vez na história. Segundo a Universidade de São Paulo (USP), organizadora do evento, seria inviável a realização física da Feira do Livro por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus. 

continua depois da publicidade

Festa do Livro começou nesta segunda-feira (09/11), com livros que podem ter até 50% de desconto. A feira está prevista para encerrar suas atividades em 15 de novembro de 2020, um domingo. 

Como será a Festa do Livro da USP em 2020 

De acordo com a USP, 169 editoras irão participarsendo que entre as participantes estão Alameda, Ateliê Editorial, Brinque-Book, Edições Sesc, Editora Senac, Elefante, Geração Editorial, Ouro sobre Azul e Zouk, entre vários outros grupos empresariais e de universitários. 

continua depois da publicidade

Por ser online, as vendas dos livros não serão feitas da maneira tradicional, existindo apenas o comércio online. Com isso, cada editora possui a sua condição de compra, com as formas de pagamento sendo diferentes, assim como o valor dos fretes e os prazos de entrega dos produtos. 

Segundo Bruno Tenan, funcionário da Divisão de Marketing da Editora da USP (Edusp), foi necessário reformular o site do evento, deixando-o mais robusto. “Foi preciso fortalecer o site do evento, que normalmente é usado para divulgar informações e conteúdos relacionados à Festa. Este ano concentramos os esforços em criar páginas para cada editora participante se apresentar às pessoas e convidá-las a visitar seus próprios sites”, falou em entrevista ao site da USP. 

Participação de editoras reduziu por causa da pandemia 

Este ano, por ser online, a participação das editoras na feira do livro da USP reduziu. Em 2019, foram 230 empresas participantes que ocuparam cerca de 4 mil m² na Cidade Universitária, na Zona Oeste de São Paulo, atraindo milhares de pessoas durante a realização.  

continua depois da publicidade

A expectativa é a de que em 2021, com o controle da pandemia, a Festa do Livro da USP poderá ser realizada presencialmente. Vale ressaltar que o primeiro evento ocorreu em 1999 e contou com apenas 31 editoras.