CNH Social na Paraíba é alvo da ação de golpistas por meio de site falso

O coordenador do Detran PB, Wanderley Medeiros, avisou a população do estado que a CNH Social na Paraíba está sendo alvo de golpes. Segundo ele, quadrilhas estão espalhando links falsos em grupos no WhatsApp solicitando dados das pessoas para a suposta participação no programa. continua depois da publicidade O golpe é para roubar dados de […]

O coordenador do Detran PB, Wanderley Medeiros, avisou a população do estado que a CNH Social na Paraíba está sendo alvo de golpes. Segundo ele, quadrilhas estão espalhando links falsos em grupos no WhatsApp solicitando dados das pessoas para a suposta participação no programa.

continua depois da publicidade

O golpe é para roubar dados de identificação dos paraibanos que estão interessados em tirar a CNH Social. O Detran PB pediu que todos os cidadãos fiquem atentos e desconfiem de sites que pedem cadastro e pareçam suspeitos. Não existe no momento nenhuma inscrição aberta para a CNH Social na Paraíba, todos os links que estão sendo compartilhados são falsos.

Informe do Detran

Numa fala concedida a uma Rádio local, Wanderley Medeiros pediu que todos os cidadãos ignorem os links recebidos por redes sociais para a “inscrição” no programa. Segundo ele, os golpistas estão se aproveitando da popularidade do projeto para enganar vítimas.

continua depois da publicidade

“Muita gente tem ligado para o Detran procurando saber sobre as inscrições para Habilitação Social, porque estão recebendo mensagens pelo WhatsApp e com link para fazer cadastro. Esta informação não procede. Se alguém está recebendo isso é tentativa de golpe, porque pessoas acessam link e preenchem dados. Não está aberta inscrição na Paraíba”, disse o coordenador.

CNH Social na Paraíba

O projeto da Carteira Nacional de Habilitação gratuita no estado da Paraíba é dirigido a cidadãos de baixa renda do estado. Visando a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, já que ter uma CNH é um fator positivo para ingresso em empregos formais.

Quando as inscrições estão abertas, os interessados devem se encaixar em critérios de renda e, caso ganhem, eles têm acesso às aulas teóricas e práticas do Detran de maneira gratuita. Os exames, tanto médio quando psicotécnico, também são gratuitos assim como as provas.

continua depois da publicidade

O período de inscrições muda a cada gestão do Governo do Estado. Além da Paraíba, outros estados brasileiros também possuem o programa de CNH Social, veja quais:

  • Amazonas – Os amazonenses podem tirar a CNH grátis através de uma parceria entre o Governo do Amazonas e o Sindicato do Centro de Formação de Condutores. Interessados podem se inscrever pelo aplicativo Amazonas na Palma da Mão (Android) e no site do Detran AM.
  • Bahia – Os baianos podem tirar CNH gratuitamente pela Escola Pública de Trânsito do Detran (EPTRAN), que dá acesso à primeira habilitação para pessoas de baixa renda.
  • Ceará – O Governo do Estado do Ceará financia a CNH grátis para cidadãos de baixa renda desde o ano de 2009. Abrangendo as categorias A (motos) e B (carros).
  • Pernambuco – No PE já foram 9 edições do programa de CNH Grátis, cidadãos que recebem Bolsa Família, Chapéu de Palha (benefício dado pelo Governo de Pernambuco), egressos do sistema penitenciário, socioeducandos da Funase, desempregados (com renda per capita de até 3 salários) e alunos do ensino médio e fundamental da rede pública estadual (desde que maiores de 18 anos) podem participar.