Novo financiamento imobiliário da Caixa terá juros mais baixos; entenda

A Caixa está com um novo financiamento imobiliário, agora com correção feita pela conta poupança. Segundo a instituição, os juros para a modalidade estreante serão menores dos que os que já existem nos empréstimos tradicionais. Quem divulgou as informações foi o atual presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, durante fala em um evento da […]

A Caixa está com um novo financiamento imobiliário, agora com correção feita pela conta poupança. Segundo a instituição, os juros para a modalidade estreante serão menores dos que os que já existem nos empréstimos tradicionais. Quem divulgou as informações foi o atual presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, durante fala em um evento da Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

continua depois da publicidade

Novo financiamento imobiliário da Caixa

Segundo Guimarães, a instituição financeira abriu o novo financiamento imobiliário porque outros bancos do mercado já estavam aderindo a essa modalidade. Nenhum outro detalhe sobre a novidade foi divulgado.

Nos atuais empréstimos a base usada é a da taxa Selic – 2% ao ano – junto ao rendimento mensal da conta poupança – que pode variar entre 0,11% e 0,12%. Essa opção representa alguns riscos para os clientes que aderem porque a poupança, nesse caso, representa 70% da Selic, com valor de 1,40% e se ela aumentar no futuro, os cidadãos que aderiram ao empréstimo sentirão a diferença nos valores pagos.

continua depois da publicidade

Outros financiamentos

Em financiamentos de imóveis a duração das parcelas costumam durar por anos, portanto às vezes parece uma boa economia a curto prazo, mas a longo prazo ele pode chegar a um valor muito alto.

O novo financiamento imobiliário da Caixa seria o quarto oferecido pela instituição financeira. O banco já possui um que varia conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que contra a inflação. Esta opção pode ser contratada tanto para imóveis novos quanto usados, nela as taxas variam entre 2,95% e 4,95% por ano e as parcelas podem durar até 360 meses (30 anos).

Além dessa linha, a Caixa Econômica Federal oferece outras duas: uma que ligada à Taxa Referencial (TR), com juros que variam entre 6,50% e 8,50% por ano. Nela, as parcelas podem durar até 420 meses (35 anos) e ela pode ser usada para compra de imóveis novos ou usados, compra de terrenos, para construções, reformas e ampliações.

continua depois da publicidade

A terceira e última linha é prefixada, oferecendo juros que variam entre 8,00% e 9,75% ao ano. Também pode ser usada para aquisição de imóveis novos ou usados, com pagamento em até 360 parcelas (30 anos).

Simulador Habitacional da Caixa

É possível fazer uma simulação de financiamento pelo site da Caixa, no Simulador Habitacional da Caixa. Nele, o interessado em adquirir um empréstimo preenche a categoria que deseja (imóvel novo, usado, construção, etc); o valor do financiamento; o Estado e cidade onde está localizado.

Depois a instituição pede dados pessoais, como CPF, renda familiar, se é mais de um comprador e data de nascimento. A partir desses dados a Caixa Econômica Federal entra em contato com os interessados e dá prosseguimento ao processo de financiamento.

continua depois da publicidade