Resultados das eleições 2020 poderão ser acompanhados por aplicativos

Os brasileiros poderão acompanhar os resultados das eleições municipais por meio de dois aplicativos disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo das plataformas é transmitir, do jeito mais claro possível, o processo eleitoral. Os eleitores terão acesso a dados da votação em tempo real.   continua depois da publicidade Ao final da contagem dos votos, qualquer pessoa que tiver acesso […]

Os brasileiros poderão acompanhar os resultados das eleições municipais por meio de dois aplicativos disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo das plataformas é transmitir, do jeito mais claro possível, o processo eleitoral. Os eleitores terão acesso a dados da votação em tempo real.  

continua depois da publicidade

Ao final da contagem dos votos, qualquer pessoa que tiver acesso aos apps poderá conferir quem ganhou e outros dados. Os dispositivos podem ser baixados por eleitores, mesários, candidatos e não têm custo. Além disso, será possível visualizar os resultados de qualquer área do Brasil. Sendo assim, não será necessário buscar os boletins impressos. Os detalhes serão divulgados de forma digital como proteção aos eleitores, tendo em vista a pandemia de coronavírus. 

Aplicativos de resultados das eleições 

Um dos apps é o “Boletim na Mão” que irá oferecer cópias do relatório das votações em cada seção eleitoralAo final do processo, a urna imprime esse documento com várias informações, o Boletim da Urba (BU). Os eleitores poderão acessá-lo por meio de um QRCode e conferir os votos recebidos por cada candidato. 

continua depois da publicidade

Para ler o código, não é necessário estar conectado na internet. Mas para visualizar o boletim, o usuário precisará da conexão. Além disso, por meio do aplicativo, será possível acessar vários desses documentos quantas vezes o eleitor quiser. A ideia é que haja transparência em todo o processo e, principalmente, a divulgação obrigatória dos resultados.  

O segundo aplicativo também mostra os dados de forma direta e rápida. A plataforma “Resultados” pede a unidade federativa (estado) e o município que o eleitor quer verificar. Depois de selecionado, o usuário poderá ver todas as informações relacionadas aos candidatos. Após os votos serem contabilizados pelo TSE, eles serão disponibilizados no app para que a população possa ver. 

Nenhum dos aplicativos requerem um intermediário para dar acesso aos resultados das eleições 2020. Ambos podem ser baixados em qualquer dispositivo móvel por meio das lojas Google Play (Android) e App Store (IOS).

continua depois da publicidade