Eleições 2020: golpe da votação online atinge brasileiros

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o golpe da votação online das eleições 2020 está atingindo brasileiros ao redor do país. Este ano, por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o número de denúncias está aumentando. continua depois da publicidade Sendo assim, para evitar qualquer tipo de problema e tentar instruir a […]

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o golpe da votação online das eleições 2020 está atingindo brasileiros ao redor do país. Este ano, por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o número de denúncias está aumentando.

continua depois da publicidade

Sendo assim, para evitar qualquer tipo de problema e tentar instruir a população, o TSE informa que não envia e-mail sobre votações online e que a prática não existe no país. Os e-mails ou mensagens via aplicativos são golpes para roubo de dados.

Sobre o golpe da votação online

O golpe da votação online vem sendo praticado há muito tempo, com pequenas alterações. Basicamente, um criminoso dispara milhões de e-mails ou mensagens via aplicativos (WhatsApp, Facebook, Instagram). Nele, contém a informação falsa de que o TSE está abrindo um portal para que a votação seja online.

continua depois da publicidade

Em seguida, é dito que o eleitor foi selecionado para participar da fase de testes de votos online e que deve se inscrever por meio de um link. Para convencer a vítima, é alegado que a não participação geraria uma multa de R$ 193,44. Por receio, muitos acabam clicando.

O link direciona o cidadão à uma página falsa com o intuito de roubar os seus dados, como por exemplo, o número do CPF. Com os dados, os criminosos podem aplicar diversos golpes e sujar o nome da pessoa.

O que fazer em caso de receber o e-mail

Se por acaso você receber o e-mail, não abra. Se possível faça a denúncia ao TSE ou ao TRE do seu estado. As autoridades irão investigar o disparo de e-mails para tentar encontrar os responsáveis e tomar devidas atitudes legais.

continua depois da publicidade

Por fim, é recomendado que o eleitor sempre procure saber informações por meio dos canais oficiais do TSE e da Justiça Eleitoral. Entre eles estão o site, a página no Twitter e a conta oficial no Facebook.