Eleições 2020: o que não se pode fazer na hora de votar

Neste domingo (15/11), milhões de brasileiros escolherão prefeitos e vereadores em mais de 5 mil municípios do país. Apesar da maioria das regras continuarem, por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, houve algumas mudanças no momento da votação. Afinal, o que não se pode fazer na hora de votar? continua depois da publicidade Confira […]

Neste domingo (15/11), milhões de brasileiros escolherão prefeitos e vereadores em mais de 5 mil municípios do país. Apesar da maioria das regras continuarem, por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, houve algumas mudanças no momento da votação. Afinal, o que não se pode fazer na hora de votar?

continua depois da publicidade

Confira nossa matéria e saiba o que você precisa levar para votar e conheça os seus deveres como cidadão. Vale lembrar que, de acordo com o Código Eleitoral, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos.

O que não se pode fazer na hora de votar

Não é permitido que o eleitor entre com câmeras, filmadoras ou celulares na cabine de votação. Os objetos devem ser deixados com o mesário. Portanto, tirar uma selfie ou filmar o momento do voto pode dar até dois anos de cadeia caso a pessoa seja pega cometendo o crime eleitoral. Isto se deve pelo fato de a legislação brasileira reconhecer o voto como algo secreto e inviolável.

continua depois da publicidade

Além disso, é proibido fazer boca de urna ou qualquer tipo de propaganda eleitoral. Sendo assim, o eleitor não pode induzir uma outra pessoa a votar em alguém. Carros de som, camisetas, bonés e qualquer brinde de candidato não são permitidos. Existem diversos fiscais e policiais nos locais de votação. Dependendo do crime, a pessoa pode ser presa e pagar multa.

O eleitor não pode entrar nos locais de votação com qualquer tipo de comida ou bebida. Ir sem máscara ou sem os documentos também é proibido. Os fiscais irão barrar a entrada da pessoa.

O que o eleitor deve levar para votar

Para poder votar nas eleições 2020 é preciso que os eleitores levem os seguintes documentos e objetos:

continua depois da publicidade
  • Uma cola com os números dos candidatos anotados em um papel (opcional);
  • Documento de identificação com foto (aplicativo E-título será aceito como documento);
  • Usar máscara de proteção para evitar a contaminação pelo novo coronavírus;
  • Levar uma caneta para assinar o registro de voto.

Atenção! Se possível, evite horários nos quais os locais de votação estão cheios e procure manter uma distância razoável (pelo menos um metro) de outras pessoas em caso de filas. Higienizar as mãos com álcool em gel é uma outra dica importante.

Sobre as eleições 2020

O primeiro turno das eleições será no dia 15 de novembro de 2020. Os eleitores votarão para vereador e prefeito. A pandemia provocada pelo novo coronavírus adiou o pleito de outubro para novembro. Com isso, o segundo turno, em algumas cidades será em 29 de novembro de 2020.