Bolsonaro sobre aumento da energia: se não fizermos nada, poderemos ter apagões

Nesta segunda-feira (30/11), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou o retorno das bandeiras tarifárias nas contas de luz. Um internauta, nada contente com o aumento na cobrança de energia, questionou o presidente Jair Bolsonaro em sua conta do Facebook. O governante defendeu a decisão dizendo que “as represas estão em níveis baixíssimos. Se nada fizermos, poderemos ter apagões”.  […]

Nesta segunda-feira (30/11), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou o retorno das bandeiras tarifárias nas contas de luzUm internauta, nada contente com o aumento na cobrança de energia, questionou o presidente Jair Bolsonaro em sua conta do Facebook. O governante defendeu a decisão dizendo que “as represas estão em níveis baixíssimos. Se nada fizermos, poderemos ter apagões”. 

continua depois da publicidade

Logo no início da pandemia de coronavírus, a Aneel suspendeu as bandeiras para poupar os consumidores de gastos extras durante a crise. A retomada das tarifas estava prevista para janeiro de 2021. No entanto, as hidrelétricas entraram num período de fortes secas em setembro de 2020, o que levou a Agência a antecipar os custos variáveis 

“O período de chuvas, que deveria começar em outubro, ainda não veio. Iniciamos também campanha contra o desperdício”, acrescentou o presidente. 

continua depois da publicidade

Aumento na cobrança de energia elétrica 

A proposta de retomada das tarifas foi elaborada por Efrain Pereira da Cruz, membro da diretoria da Aneel. Ele explicou que quando estourou a pandemia, “a agência teve a sensibilidade de suspender o mecanismo de cobrança das bandeiras. Mas neste momento, guardando a governança do setor elétrico brasileiro, se mostra necessário reativarmos a bandeira para conscientizarmos a população do uso racional e eficiente de energia elétrica”. 

Desde maio, apenas a bandeira verde estava ativada. Sendo assim, não seriam cobrados custos extras nas contas de luz. Isso porque, de acordo com a Aneel, o sinal verde indica boas condições de produção de energia, não cobrando do consumidor valores a mais pelo consumo.  

Contudo, em setembro iniciou-se um período de secas, diminuindo o nível de água e fazendo com que as hidrelétricas passassem por dificuldades de produzir. Sendo assim, a bandeira vermelha, que ficaria suspensa até janeiro de 2021, retornará já em dezembro de 2020 aumentando a conta de energia. Será cobrado R$ 6,243 por cada 100 kWh consumido. 

continua depois da publicidade

Evitar o desperdício pode ajudar

“Com o anúncio da bandeira vermelha patamar 2 é importante que os consumidores busquem evitar o desperdício de água e energia”, alertou o diretor-geral da Aneel, André Pepitone. Dessa forma, a melhor maneira de evitar grande aumento na cobrança da energia é evitar o uso excessivo desses serviços, logo: 

  • Tente não demorar muito no banho; 
  • Ao sair de um cômodo, apague as luzes; 
  • Regule o tempo que o ar condicionado fica ligado ou regule a potência; 
  • Retire da tomada os aparelhos que não precisam ficar ligados o tempo todo; 
  • Não deixe carregadores plugados nas tomadas; 
  • Durante o dia, aproveite a iluminação natural. 

Essas dicas podem te ajudar a reduzir a quantidade de quilowatt consumidos durante o mês.