Tudo Bahia
Portal de Notícias

59 cidades do Rio de Janeiro foram autorizadas a retomarem aulas híbridas

Conforme informações divulgadas na última segunda-feira (26/07), o governo do estado do Rio de Janeiro autorizou 58 municípios e a capital a retomarem as aulas presenciais no sistema híbrido. Neste sistema o tempo em sala de aula é dividido com aulas remotas.

Somente na capital, serão 259 escolas estaduais que retomarão as aulas presenciais, conforme divulgado pela Secretaria de Educação do Estado. Será avaliada a forma de retorno das aulas presenciais, tendo em vista a indicação da bandeira de risco de contaminação. Haverá flexibilidade, também, nos ensinos médio e fundamental, conforme relatado pelo secretário de educação do estado Alexandre Valle.

Retorno das aulas no Rio de Janeiro

Mesmo com a autorização do governo do estado, é importante frisar que as aulas no Rio de Janeiro se condicionam aos decretos municipais. Os alunos poderão optar por realizarem os estudos presencialmente ou no sistema remoto, conforme explicado pelo novo secretário. Os demais 33 municípios no estado seguem no sistema remoto.

Conforme a resolução nº 5.930/2021, publicada em 23 de abril, os protocolos no sistema de ensino presencial e/ou remoto serão estabelecidos de acordo com a direção de cada unidade escolar. A partir dessa premissa, é necessário observar a realidade de cada localidade, avaliar o corpo docente, margens de risco de contaminação, entre outros.

Caso um município venha apresentar bandeiras vermelha ou roxa na classificação de risco, automaticamente é mantido somente as aulas remotas e as atividades administrativas. Já a bandeira laranja indica que as aulas presenciais no Rio de Janeiro podem ocupar 50% da capacidade para ensino fundamental e 40% para nível médio.

A bandeira amarela representa 75% da capacidade normal para ensino fundamental e 60% no ensino médio. A bandeira verde indica 100% tanto para o fundamental quanto para o médio. No momento, a capital e região metropolitana apresentam bandeira laranja e o restante do estado apresenta bandeira amarela.

Essas informações sobre a retomada das aulas no Rio de Janeiro foram atualizadas na última sexta-feira (23), sendo divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais