Estão abertas as inscrições para o segundo semestre do FIES 2021

O Fundo de Financiamento Estudantil disponibilizou, nesta terça-feira (27), a abertura das inscrições para o segundo semestre do FIES 2021. Ao todo, são ofertadas 69 mil vagas em 1.324 instituições privadas de ensino superior. Para participar, os candidatos devem ter realizado a prova do Enem entre 2010 e 2020. continua depois da publicidade Confira a […]

O Fundo de Financiamento Estudantil disponibilizou, nesta terça-feira (27), a abertura das inscrições para o segundo semestre do FIES 2021. Ao todo, são ofertadas 69 mil vagas em 1.324 instituições privadas de ensino superior. Para participar, os candidatos devem ter realizado a prova do Enem entre 2010 e 2020.

continua depois da publicidade

É preciso estar atento ao prazo de inscrições, que se encerra na próxima sexta-feira (30), às 23h59. O resultado dos pré-selecionados será divulgado em 03 de agosto de 2021.

Inscrições abertas para segundo semestre FIES 2021

Para se inscrever no Fies, o candidato precisa ter participado do Enem, o fundo aceita notas provas feitas a partir de 2010. A nota mínima na prova é de 450 e a redação não pode ter sido zerada. A partir de 2022, o MEC passará a cobrar nota mínima de 400 na redação e 450 nas demais provas.

continua depois da publicidade

Para se candidatar, é necessário acessar o sistema de inscrição por meio do site do Fies. Em seguida, clicar nas opções “Minha Inscrição” e “Fazer Cadastro”. O candidato será direcionado para o portal Gov.br e deverá preencher as informações solicitadas.

As inscrições para o Fies contam com uma escala de financiamentos que pode variar de acordo com a renda familiar do solicitante. O programa exige que o candidato comprove renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa.

Depois que a inscrição for concluída, o candidato terá dois dias úteis para fazer a validação das informações dadas na inscrição. Para validar as informações o solicitante deve ir diretamente na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição escolhida. Algumas instituições de ensino contam com apresentação de documentação em formato digital.

continua depois da publicidade

Depois que o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) for emitido o estudante tem dez dias, contatos a partir do terceiro dia útil, para entregar a documentação exigida para a contratação do financiamento e validar as informações dele no banco.

Calendário FIES 2021

  • Inscrições: 27 a 30 de julho de 2021;
  • Resultado dos pré-selecionados (chamada única): 03 de agosto de 2021;
  • Prazo de complementação da inscrição de pré-selecionados (chamada única): entre 04 e 06 de agosto de 2021;
  • Lista de espera: 04 e 31 de agosto de 2021.

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação que se propõe a financiar cursos de graduação para estudantes em instituições privadas de todo o país.

O programa foi criado em 1999, ele é concedido em duas modalidades desde 2018: pelo Fies e pelo Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

continua depois da publicidade

Para participar do processo seletivo, o candidato precisa atender a determinados requisitos:

  • Ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010;
  • Ter conseguido média aritmética das notas nas provas do Enem igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação;
  • Ter renda familiar mensal bruta, per capita (por pessoa), de até três salários mínimos.