Tudo Bahia
Portal de Notícias

Prova de vida do INSS é retomada e tem novo calendário; veja prazos para fazer

A prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória em 2021. Novas datas já foram liberadas. Confira até quando você deve fazer o procedimento.

As provas de vida do INSS, que haviam sido suspensas durante a pandemia, serão retomadas. Elas são obrigatórias para continuar recebendo os benefícios ligados a aposentadoria e pensão. Ao longo dos últimos dois anos, os benefícios foram concedidos apesar da ausência dos atestados. Agora, os atendimentos serão retomados e o calendário já foi divulgado.

Neste mês, os processos para realização da prova de vida estão abertos para os beneficiários que deveriam ter realizado a atualização em setembro e outubro do ano passado. O procedimento foi criado a fim de evitar fraudes ou pagamento indevido. Até porque já ocorreram casos em que as pessoas usaram dados de beneficiários falecidos para conseguir um dos benefícios.

A prova de vida do INSS é determinada por lei e obrigatória para todos os segurados que são beneficiários da aposentadoria ou pensão do INSS. Elas são essenciais para evitar corte ou suspensão de aposentadoria ou pensão dos segurados.

Calendário da prova de vida do INSS

De acordo com dados do governo, cerca de 7 milhões de segurados ainda não fizeram a prova de vida do Instituto Nacional d Seguro Social. Com a reabertura do calendário, a realização da prova de vida voltou a ser obrigatória e o governo deixará de repassar o dinheiro caso o cadastro e o certificado não estejam em dias.

Veja abaixo o calendário completo:

  • Segurados com vencimento em julho/agosto 2020: prova retomada em agosto 2021;
  • Segurados com vencimento em setembro/outubro 2020: prova retomada em setembro 2021;
  • Segurados com vencimento em novembro/dezembro 2020: prova retomada em outubro 2021;
  • Segurados com vencimento em janeiro/fevereiro 2021: prova retomada em novembro 2021;
  • Segurados com vencimento em março/abril 2021: prova retomada em dezembro 2021;
  • Segurados com vencimento em maio/junho 2021: prova retomada em janeiro 2022;
  • Segurados com vencimento em julho/agosto 2021: prova retomada em fevereiro 2022;
  • Segurados com vencimento em setembro/outubro: prova retomada em março 2022;
  • Segurados com vencimento em novembro/dezembro 2021: prova retomada em abril 2022;
  • Segurados com vencimento em janeiro/fevereiro 2022: prova retomada em maio de 2022;
  • Segurados com vencimento em março/abril 2022: prova retomada em junho de 2022;
  • Segurados com vencimento em maio/junho 2022: prova retomada em julho 2022;
  • Segurados com vencimento em julho 2022: prova retomada em agosto 2022.

O agendamento da prova de vida do INSS deve ser feito por meio do telefone 135 ou aplicativo “Meu INSS” (Android e iOS). Na segunda opção, a plataforma do aplicativo oferece o canal “Agendamento”, clicando nele é possível solicitar um horário diretamente no app.

Caso o segurado não possa se deslocar até a agência, por estar acamado ou debilitado, é possível solicitar a prova de vida em domicílio. O instituto, nesse caso, envia uma pessoa até a residência do beneficiário.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais