INSS não depositou o seu benefício? Saiba como pedir pela internet

Para solucionar o problema do depósito não realizado em sua conta, uma das alternativas é pedir pela internet. Saiba mais.

Chegou a data de pagamento do seu benefício do INSS e tudo que você mais quer é pagar as contas. Porém, o valor não se encontra à disposição. Nesse momento, muita gente se pergunta: o que pode ter acontecido para o meu INSS não ter sido depositado?

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É sobre isso que você ficará informado e, sobretudo, como resolver até mesmo pela internet. Vamos apontar as possíveis causas para o benefício do segurado não ter caído e como resolver o problema. A priori, existem diversas causas e, muitas delas, ocasionadas por erros do próprio Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

O que pode ter ocorrido

Entre as causas possíveis para o depósito não ter caído, destacam-se provável erro no sistema, pagamento não emitido e até atraso no processamento do pagamento. Outra causa que proporciona o não pagamento do benefício é a prova de vida, que passou novamente a ser exigida de forma obrigatória.

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Muita gente deixa de fazer a prova de vida e, desse modo, acaba tendo o benefício bloqueado. É importante procurar o mais rápido possível a agência ou agendar em domicílio para aqueles que são acamados ou debilitados.

A prova de vida não foi obrigatória em 2020 devido à pandemia, mas neste ano tornou-se obrigatória novamente, fazendo valer a lei vigente.

Como pedir benefício do INSS pela internet

Para solucionar o problema do depósito não realizado em sua conta, uma das alternativas é pedir pela internet. Como? Através do site ou aplicativo Meu INSS. Após baixar o aplicativo ou entrar no site, é necessário fazer o login pela conta Gov.BR e, consequentemente, ter acesso a plataforma.

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Dentro do site ou aplicativo, vá até a opção “Agendamento/Solicitações”, “Novo Requerimento” e, depois, vá até a opção “Não recebido”. Por último, clique em “Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido”. Nessa tela, tem a opção de atualização de dados. Confira se precisa atualizar algum deles. Caso ocorra a necessidade do atendimento pessoalmente, a tela informará ao segurado.

Após esse pedido, é necessário acompanhar o pagamento, pois, caso seja creditado e fique na conta por mais de 60 dias, corre o risco de a instituição que realiza o pagamento voltar o valor para o INSS. Se o pagamento não for deferido, o mais aconselhável é procurar uma agência do INSS para solucionar pessoalmente o problema.