Horário de verão será retomado no país? Entenda

Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, não vê necessidade de retomar o horário de verão para ter mais economia de energia.

Os empresários solicitaram o retorno do horário de verão, mas o governo federal descarta que seja retomado o horário de verão. A informação foi dada pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, durante inauguração da segunda maior termelétrica do Brasil, em Porto do Açu, no estado do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, dia 30 de setembro.

continua depois da publicidade

De acordo com o portal IG, o ministro descartou o retorno do horário de verão por não ver necessidade de adotar tais medidas para ter mais economia de energia nos estados. A retomada foi desconsiderada mesmo com a pressão dos empresários, que prepararam um abaixo-assinado onde pediram o retorno do horário de verão para tentar amenizar a crise de energia.

O documento foi assinado pelos principais empresários do Brasil. A população brasileira também se posiciona de forma favorável para o retorno do horário de verão. Isso foi o que mostrou a pesquisa que foi feita pelo Datafolha. Ela revelou que  pelo menos 55% dos brasileiros são favoráveis à retomada do horário de verão, enquanto 38% se posicionaram contra.

continua depois da publicidade

Leilões de energia serão uma segurança para o setor

Ainda durante a inauguração da termelétrica, o ministro falou dos dois leilões que serão realizados. Um no próximo mês que será emergencial para garantir energia termelétrica de 2022 a 2025. “Com isso, vamos ter mais segurança e contribuir para que os nossos reservatórios de água possam voltar a níveis normais”, disse o ministro para o portal da Agência Brasil.

Já o outro leilão da reserva de capacidade vai ser realizado em dezembro. “Nós teremos unidades geradoras de energia, boa parte delas termelétricas, que darão suporte ao sistema, em caso de necessidade, como a que estamos passando nesse momento de escassez”, informou Bento Albuquerque.