Pix contará com novas medidas de segurança; veja o que deve mudar

Nesta terça-feira (16/11), o Banco Central anunciou novas medidas de segurança que determinam o uso do Pix. Saiba quais.

O Pix se tornou uma das formas de pagamentos e demais movimentações financeiras mais utilizadas no país. Com um ano de existência, os brasileiros têm utilizado cada vez mais o sistema de pagamento instantâneo. Os dados mostram que são mais de 350 milhões de chaves Pix cadastradas com cerca de 334 milhões de Pessoas Físicas.

continua depois da publicidade

Esses números demonstram a força que o Pix vem tendo na vida financeira do país. Todavia, surgiram problemas de segurança. Algumas medidas já haviam sido tomadas para evitar os problemas que vieram junto com a utilização do sistema de pagamento instantâneo. Entre eles, estão sequestros relâmpagos, fraudes, etc.

Nesta terça-feira (16/11), o Banco Central anunciou novas medidas de segurança que determinam o uso do Pix. As medidas anunciadas pelo Banco Central são as seguintes:

continua depois da publicidade
  • Bloqueio Cautelar;
  • Notificação de infração;
  • Ampliação do uso de informações para fins de prevenção à fraude;
  • Mecanismos adicionais para proteção de dados;
  • Devolução de valores em caso de fraude ou falha.

Em linhas gerais, o BC determina medidas que devem ser observadas pelas instituições bancárias e pelo usuário do Pix. Assim, consegue proporcionar mais segurança no sistema de pagamento e demais ações através do Pix.

Desde o mês de outubro, o limite de transferências noturnas através do Pix já foi reduzido, ficando estabelecido em R$ 1 mil nos horários de 20h às 6h. Caso o cliente queira alterar e ampliar o valor, deverá entrar em contato com seu banco para efetuar a solicitação e a instituição deverá realizar a autorização dentro do prazo mínimo de 24h.

Nesse contexto, os bancos devem oferecer ao cliente a opção de contas que podem receber valores maiores dentro deste prazo. Veja qual o significado prático de cada uma das novas medidas determinadas pelo BC.

continua depois da publicidade

Bloqueio cautelar

Autoriza a instituição bancária do cliente usuário do Pix a proceder com bloqueio preventivo de uma operação por até 72h em caso de suspeita de alguma fraude.

Quando o bloqueio cautelar é acionado, o cliente deverá ser imediatamente informado da ação.

Notificação de Infração

Até então, a notificação de infração era facultativa, onde os bancos podem realizar uma marcação na chave Pix ou no CPF/CNPJ de determinado usuário sempre que ocorrer uma suspeita forte de fraude.

continua depois da publicidade

Uso de informações para fins de prevenção à fraude

É um recurso em desenvolvimento, que permite trazer informações sobre a chave Pix e possíveis marcações de fraudes. Isso promoverá uma segurança maior para o usuário. Desse modo, os dados que notificam fraudes poderão estar disponíveis para todos os usuários do sistema.

De posse dessas informações, os usuários do Pix podem utilizá-las em seus processos, até mesmo na abertura de contas.

Mecanismos adicionais para proteção de dados

Todos os mecanismos utilizados pelos bancos para garantir a segurança no uso do Pix devem ser pelo menos iguais aos adotados pelo Banco Central.

continua depois da publicidade

Devolução de valores em caso de fraude ou falha

A instituição responsável pela chave Pix do recebedor poderá efetuar a devolução de valores quando ocorrer fraudes ou falhas.

Isso ajudará a diminuir os casos de uma determinada chave que apresentou falha por conta do sistema do banco operador.