Se prepare: saiba como fazer citações na redação do Enem 2021

A citação é o que costumamos chamar de “elemento de enriquecimento”. Mas não pode ser de qualquer maneira e muito menos sem a garantia de uma fonte. 

As provas do Enem estão se aproximando e ocorrem nos dias 21 e 28 de novembro, sendo que a redação será aplicada no primeiro dia. É importante focar bem na redação, pois ela é responsável por uma boa parte das notas. Redigir uma boa redação é fundamental para que seja bem avaliado e, para tanto, é muito importante transmitir ao máximo seus conhecimentos no assunto.

continua depois da publicidade

É bem sabido que o tema é uma incógnita para todos, sendo revelado apenas no momento. Mas, deduzimos que assuntos como COVID-19, crise econômica e entre outros temas atuais podem surgir como proposta de redação.

Vamos falar aqui sobre uma importante sugestão que é a citação. Ela enriquece seu texto e demonstra seu conhecimento geral. Todavia, precisa ser observada com cuidado, critério e de forma correta. A redação do Enem é dissertativa-argumentativa, então, é imprescindível que o aluno saiba discorrer sobre determinado assunto e domine o conhecimento sobre ele.

continua depois da publicidade

A citação é o que costumamos chamar de “elemento de enriquecimento”. Mas não pode ser de qualquer maneira e muito menos sem a garantia de uma fonte. Desse modo, vamos identificar quais devem ser essas citações, como devem ser feitas e como fazê-las confiáveis aos olhos do avaliador do Inep.

É importante destacar inicialmente que as citações possuem critérios, sendo, portanto, necessário que elas estejam dentro do contexto do tema proposto e seus argumentos. Então, a primeira pergunta a se fazer é a seguinte: quem citar? O que tem entre o texto citado e o que escrevo? Isso define uma lógica e concisão em seu texto, podendo lançar uma luz que reforce seu pensamento.

Vejamos, então, como é feita a citação em priori de quem fez a citação. É importante destacar o autor, profissão e a obra ou contexto em que ele fez a respectiva citação, podendo ser em um livro (nesse caso, deve mencionar qual obra). Podemos ter como exemplo a seguinte situação referente a este texto que estou escrevendo:

continua depois da publicidade
  • No livro “Redação Infalível”, de Débora Aladim, escritora mineira que utiliza literatura e internet para preparar milhares de alunos, ela afirma: “O estudo de redação possui dois pilares: persistência e regularidade”.

Perceba que citei a obra, nome da escritora que citou, sua profissão e a respectiva citação.

Citação direta

A citação direta é a do exemplo que demos acima e, nesse contexto, a mais usada nas redações do Enem. Observem que utilizei as informações constantes da obra, autor e profissão. O trecho a ser citado tem que ser exatamente igual ao que foi citado pelo autor.

Nesse tipo de citação, não existe a possibilidade de colocar entre aspas o que você achou ou o que interpretou, podendo ser utilizado a sua linha de raciocínio após a citação.

continua depois da publicidade

Citação indireta

A citação indireta também é bem-vinda neste contexto de texto dissertativo-argumento, embora seja utilizado com menos frequência que o primeiro. Nela, é possível apresentar a citação do autor, mas com nossas palavras. Porém, nunca devemos acrescentar de forma errônea o contexto. No caso da citação feita acima de Débora Aladim, a citação indireta poderia ser da seguinte maneira:

  • Conforme a escritora Débora Aladim, para estudar redação, é necessário manter persistência nos estudos e com regularidade.

Perceba que não foram as mesmas palavras de forma direta, mas o mesmo sentido e expressando a mesma ideia que foi proposta.

Citação indireta livre

Essa é a menos usada para este tipo de texto, caracterizando-se pela subjetividade expressa. Ele imprime o sentimento do autor que é mencionado, tem a finalidade de dar vida ao pensamento de quem escreve.

continua depois da publicidade

Essas citações precisam transmitir seus conhecimentos com base em estudos, observações e, sobretudo, seu preparo intelectual. Muita gente possui até certo domínio sobre o assunto proposto, mas não conseguem expressar corretamente o que sabe e, por não conhecer a forma correta de fazer citações, acabam deixando a incerteza se deve ou não citar.