Enem digital e impresso 2021: confira as diferenças entre as modalidades

Conforme dados do Ministério da Educação - MEC, 68.891 inscritos no Enem optaram pela prova digital. Veja as diferenças entre as modalidades.

Já está se aproximando o dia da realização das provas do Enem 2021, que tem mais de 3 milhões de inscritos. As provas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro com duas opções: impressa e digital. Ambas são realizadas presencialmente no local indicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep.

continua depois da publicidade

Conforme dados do Ministério da Educação – MEC, 68.891 inscritos no Enem optaram pela prova digital. Muita gente se pergunta quais as vantagens das provas em formato digital em relação às impressas. As provas possuem o mesmo tempo e as mesmas questões, sendo que a prova de redação deverá ser feita no papel em ambos os casos.

Mas vamos entender de forma mais direta como funciona cada prova, tanto digital como as que serão impressas.

continua depois da publicidade

Enem Digital 2021

Essas provas possuem a mesma quantidade e as mesmas questões que a prova tradicional. Igualmente, os recursos do computador que podem oferecer vantagens também não serão aceitos, como por exemplo, Word, calculadora, acesso a internet entre outros recursos. Assim, são 45 questões de múltipla escolha em cada prova e a redação deverá ser feita no papel.

Caso o aluno queira ir ao banheiro, poderá pausar as provas e retornar, mas o tempo não será descontado do tempo total que é de 5h30. Para ter acesso ao início das provas, o aluno insere uma chave que é concedida no momento da prova e, ao terminá-la, precisa inserir novamente.

Enem impresso 2021

As provas impressas seguem a forma tradicional, com as 45 questões de múltipla escolha em cada prova. Também possuirão o tempo de 5h30 na primeira prova do dia 21 e 5h na prova do dia 25. Em ambos os casos, o aluno poderá ter acesso ao gabarito, mas mantendo o tempo de 30 minutos finais para deixar o local das provas.

continua depois da publicidade

Portanto, concluímos que embora as questões sejam as mesmas e a mesma quantidade, a diferença é que uma é realizada diretamente no computador e a outra de forma escrita. Um detalhe que diferencia as duas provas também é que, pelo computador, é possível marcar uma questão de forma diferenciada para, em seguida, antes do tempo acabar, poder conferir mais uma vez e fazer alguma mudança.