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Saiba como usar o app Carteira de Trabalho Digital e obter o documento

Segundo dados do Ministério do Trabalho e da Previdência, os serviços da Carteira de Trabalho Digital atingiram a marca de 500 milhões de acessos.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para todos os cidadãos que prestam algum tipo de trabalho formal, seja no setor industrial, comercial e até mesmo no setor de natureza doméstica. Mas, em 2017, o documento em papel se rendeu ao mundo digital e passou a se chamar Carteira de Trabalho Digital, que o substituiu em definitivo no ano de 2019.

Com a mudança, os trabalhadores têm agora o documento sempre à mão para fazer consultas e também acompanhar os registros de sua vida laboral, desde acordos, recursos, pedidos de seguro-desemprego, abono salarial. Eles ainda podem solicitar o seguro-desemprego por meio da CTPS Digital.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e da Previdência, os serviços da Carteira de Trabalho Digital atingiram a marca de 500 milhões de acessos. E isso desde janeiro de 2019 (Portaria nº 1.065), ano que passou a substituir o documento físico de papel e a ser emitida de forma automática para todos os brasileiros e estrangeiros inscritos no Cadastro das Pessoas Físicas (CPF).

Como obter o aplicativo Carteira de Trabalho Digital

  • Acesse o site acesso.gov.br e forneça seu CPF no campo indicado;
  • Forneça as informações solicitadas;
  • Escolha uma forma de ativação da conta (SMS ou e-mail);
  • Acesse a opção escolhida (SMS ou e-mail) para criar a senha e ativar a conta.

Com a conta ativada pelo site Gov.BR, agora é só baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital em seu aparelho eletrônico, seja um smartphone ou tablet. Para isso, siga os seguintes passos:

  • Abra a loja de aplicativos, na versão Android ou iOS, e pesquise por “CTPS Digital”;
  • Clique em instalar e aguarde o download do aplicativo;
  • Após o download, abra a “CTPS Digital” e informe seu CPF;
  • Digite a senha cadastrada no Gov.BR.

O trabalhador pode ainda obter sua Carteira de Trabalho Digital por meio do computador, acessando a página de serviços digitais do governo. É só seguir o passo a passo abaixo:

  • Selecione a opção “Obter a Carteira Digital”;
  • Clique em “Iniciar”, botão que aparece do lado direito da página;
  • Clique em “Entrar com Gov.BR”;
  • Preencha os dados solicitados e clique em “Cadastrar”;
  • Caso apareça a informação de que você já tem cadastro, clique no respectivo botão e fazer o login com as informações do Gov.BR.
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