Eclipse lunar mais longo do século deve ocorrer nesta sexta; saiba como observar

É importante destacar que o eclipse será observado de acordo com a localização geográfica do país, ou seja, terá horários diferentes.

Na próxima sexta-feira (19/11), um eclipse lunar histórico ocorrerá marcando o mais longo do século e também o último do ano de 2021. Cientistas da Agência Espacial Americana (NASA) apontam que o eclipse terá a duração de 3 horas, 28 minutos e 23 segundos. Porém, no Brasil, o eclipse será visto por cerca de 2h devido ao fato de a Lua estar muito abaixo da linha do horizonte na segunda parte do fenômeno.

continua depois da publicidade

É importante destacar que o eclipse será observado de acordo com a localização geográfica do país, ou seja, terá horários diferentes. Por exemplo, em Pernambuco, o evento poderá ser visto a partir das 03h02, alcançando o apogeu às 04h51, o que totaliza algo em torno de 01h50m. Já para quem está no estado de São Paulo, o eclipse terá início a partir das 03h e perdurará pouco depois das 5h.

Assim, em cada estado, haverá uma observação diferente. De acordo com informações de agências especializadas, o eclipse provocará uma cobertura de 97% do nosso satélite. Nos países que integram a América do Norte, será ainda mais nítida a observação do fenômeno. Países do Oriente Médio e África não conseguirão observar o eclipse lunar.

continua depois da publicidade

O alinhamento entre a Lua e o Sol com essa duração será exclusivo para essa geração, pois outro fenômeno com tamanha duração não ocorrerá tão cedo.

Fases do eclipse

O eclipse começará aos poucos e alcançará ao menos três fases até chegar ao apogeu de cobertura.

Primeira parte “Eclipse penumbral”

Por volta das 03h20, a sombra da Terra começa a alcançar a face da Lua, tornando-a pouco a pouco coberta.

continua depois da publicidade

Segunda parte “Eclipse parcial”

Às 04h18, começa o eclipse parcial em que parte da Lua ficará coberta pela sombra projetada pela Terra em sua direção solar.

Terceira e última parte “Eclipse máximo”

À esta altura, já por volta das 04h47, ocorre a cobertura completa quando a Lua já está acima do horizonte. Essa visão poderá ser vista de Recife, no estado de Pernambuco.

Em pontos altos, com visão de oeste-noroeste, será possível ver melhor o fenômeno.

continua depois da publicidade