Não sabe se está com o nome sujo? Confira formas de consultar a situação

Existem pelo menos três maneiras de verificar se o Cadastro de Pessoa Física (CPF) tem alguma restrição por causa de dívidas. Confira.

Milhares de brasileiros estão endividados e com o nome sujo. A crise econômica agravou ainda mais a situação de muitas famílias. Em setembro deste ano, um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que existem 12 milhões de pessoas que adquiriram algum tipo de dívida.

continua depois da publicidade

As dívidas vão desde cartão de crédito, carnê de loja, prestação da casa ou do carro, até os empréstimos. Também existem situações em que a pessoa nem sabe que tem uma dívida. Isso pode acontecer, por exemplo, quando mudou de endereço e não chegou a receber a fatura.

Formas de verificar se o CPF tem restrição

Para verificar se o Cadastro de Pessoa Física (CPF) tem alguma restrição por causa de uma dívida, basta consultar a Serasa. Os dados são coletados através de informações das instituições financeiras.

continua depois da publicidade

A consulta pode ser feita no site Serasa. Outra forma de verificar é através do aplicativo que pode ser baixado no celular, no tablet ou no iPad. É possível, na plataforma, negociar as dívidas de cartão de crédito e empréstimos, além de fazer o monitoramento de CPF ou do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Outra forma de verificar se o CPF está restrito é através do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). É possível fazer essa consulta no site do SPC Brasil ou baixando o aplicativo SPC. O SPC Brasil faz a coleta dos dados das pessoas endividadas através das informações que são repassadas pelos lojistas credenciados.

Também existe uma outra maneira de verificar o CPF: através do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) Boa Vista. Também é possível fazer a consulta pelo site do SCPC Boa Vista ou baixando o aplicativo.

continua depois da publicidade

O SCPC Boa Vista tem um banco de dados com informações de mais de 130 milhões de empresas e consumidores. A consulta para saber se o CPF não tem restrição também é gratuita.