Provas do Enem 2021: Inep anula questão de matemática; entenda

A consulta do gabarito já pode ser feita pelo site do governo. A expectativa é de que os resultados sejam liberados no dia 11 de fevereiro de 2022.

Um possível erro na formulação de uma questão de matemática nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem 2021, provocou a anulação da questão em específico. Os candidatos tiveram que solucionar um problema que envolve um cálculo fatorial, mas diversos profissionais da área chegaram a conclusões diferentes a partir do que foi proposto.

continua depois da publicidade

A questão elencou os times vencedores da Copa do Brasil até 2018, remontando, nesse caso, as últimas 30 edições. Na proposta de solução do problema, os participantes deveriam avaliar os 15 clubes vencedores, desenvolvendo um painel com placas, como uma homenagem da CBF, a todos os times que conquistaram a Copa.

Assim, os cálculos tinham que se basear em desenvolver o número de painéis diferentes que poderiam ser montados. A partir da análise de profissionais, ficou constatado que os números não batiam com nenhuma das alternativas. 

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o Enem foi aplicados nos dois últimos domingos, dias 21 e 28 de novembro de 2021. A edição deste ano contou com duas modalidades diferentes de provas: versões impressa e digital. Na redação, os candidatos tiveram que elaborar um texto dissertativo sobre as problemáticas envolvendo o registro civil no país.

A consulta do gabarito oficial já pode ser feita pelo site do governo. Além do mais, a expectativa é de que os resultados das provas sejam liberados no dia 11 de fevereiro de 2022. Outras informações relacionadas ao Enem pode ser obtidas pela página do Inep.