Saiba quando serão aplicadas as provas do Enem 2022

O órgão responsável pela publicação foi o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep.

A edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem 2022, já possui data prevista para ocorrer, de acordo com a portaria que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (21/01). A publicação informa que as provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro.

continua depois da publicidade

O órgão responsável pela publicação foi o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Essa informação já havia sido adiantada desde a noite anterior à publicação oficial, por intermédio das redes sociais pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) também já tem data prevista para 27 de novembro. Esse exame serve para fazer uma análise do rendimento dos concluintes de cursos de graduação no que diz respeito aos conteúdos previstos dentro das diretrizes curriculares dos respectivos cursos.

continua depois da publicidade

Nele, são observados, por exemplo, o desenvolvimento das competências, além das habilidades necessárias no aprofundamento da formação geral e profissional. Vale ressaltar que a edição do Enem em 2021, ano passado, foi a com menor frequência de inscritos desde 2005. De acordo com os dados do Inep, a redução foi de 55,3%. O total desta última edição foi de 3.109.762 inscritos confirmados.

Na publicação antecipada o ministro chegou a afirmar que “a publicação deste cronograma demonstra o fortalecimento da governança da autarquia. A atual gestão do Inep busca maior efetividade dos processos de avaliação com transparência e em plena sinergia com MEC”.

Para as Pessoas Privadas de Liberdade ou que se encontram sob medida socioeducativa, as provas estão previstas para os dias 13 e 14 de dezembro deste ano. O órgão só não informou ainda as datas referentes ao período de inscrição e demais datas relacionadas ao Enem. Presume-se que sejam abertas as inscrições em meados do mês de maio. Porém, ainda não foi confirmado.

Os resultados oficiais do Enem 2021 deverão ocorrer em 11 de fevereiro, conforme já adiantado pelo Inep.

continua depois da publicidade