Buraco negro que cria estrelas? Entenda o novo “achado” da NASA

A descoberta foi feita numa galáxia considerada anã denominada Henize 2-10.

Prestes a se “aposentar”, o telescópio Hubble ainda tem colaborado muito para o avanço dos estudos sobre o Universo, em especial quanto aos buracos negros e a formação de estrelas. Se, por um lado, sabemos que os buracos negros engolem tudo ao seu redor, desta vez as imagens captadas pelo telescópio revelaram um buraco negro que expele matéria para formação de estrelas ao seu redor.

A descoberta foi feita numa galáxia considerada anã denominada Henize 2-10. Os cientistas da Agência Espacial Americana (Nasa) observaram que existe uma intensa formação de estrelas com características consideradas semelhantes ao início do Universo.

Geralmente, os buracos negros expelem materiais absorvidos em forma gasosa. Isso ocorre devido à força magnética intensa. Porém, geralmente não formam berçários estelares por serem massivos e expelirem com muita intensidade e velocidade.

Já na Henize 2-10, isso se torna possível devido ao tamanho que possibilita os gases abastecerem onde existe a formação de estrelas. Com a descoberta, ficou provado que galáxias anãs também possuem essas regiões de formação estelar. A descoberta do buraco negro na Henize 2-10 foi feita ainda em 2011, mas somente agora os dados puderam ser analisados através das imagens captadas pelo telescópio Hubble.

Pelo menos duas regiões de formação estelar foram identificados na galáxia anã, ficando ao centro dos buracos negros. Em linhas gerais, o buraco negro expele os gases para a nuvem de poeira do berçário estelar. Isso vai ajudar muito os astrônomos a estudar mais detalhadamente o processo em que se formam as galáxias. De igual modo, será possível identificar a dinâmica envolvendo os buracos negros supermassivos e, também, as galáxias com maior dimensão.