SiSU: como é calculada a nota de corte para cada curso superior?

O cálculo leva em conta o número de vagas disponíveis e total de candidatos já inscritos no respectivo curso.

Muita gente ainda não consegue entender como funciona a nota de corte utilizada durante o período de inscrição nos cursos disponíveis pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A lógica tem como objetivo calcular uma nota mínima obtida no Enem para que o candidato fique dentro do grupo de potencialmente elegíveis.

continua depois da publicidade

Existe uma nota mínima para que consiga adentrar em determinado curso e, por isso, é feita a atualização diária, podendo o candidato mudar o curso conforme o índice de pontuação. O cálculo leva em conta o número de vagas disponíveis e total de candidatos já inscritos no respectivo curso.

Vale lembrar, também, que o candidato pode escolher mais de um curso. Outro detalhe que não pode passar despercebido é que a nota de corte é utilizada como referência no auxílio ao candidato através do monitoramento da inscrição.

continua depois da publicidade

Ela não é uma garantia de que aquele candidato foi, de fato, selecionado para aquela respectiva vaga. Essa nota é modificada conforme a pontuação obtida pelos inscritos no Enem. Essa nota de corte só é informada a partir do segundo dia das inscrições.

Com a nota de corte sendo avaliada o candidato às vagas podem diretamente ir acompanhando a classificação parcial. A observação é feita durante o período em que as inscrições estão abertas. A lista oficial de selecionados é informada quando se encerra as inscrições.

Caso o candidato esteja com uma média alta, ou seja, superior a nota de corte (nota mínima), ele ainda não terá a garantia de classificação. Por ser constantemente atualizada, pode ocorrer de ser modificada, conforme o número de inscritos, notas e vagas.

continua depois da publicidade

As inscrições no SiSU 2022 poderão ser feitas entre os dias 15 e 18 de fevereiro pelo portal do sistema.