Tudo Bahia
Portal de Notícias

Cachorro lambendo as patas com frequência? Veja o que significa

Se você costuma fazer passeios com seu cão em lugares como jardins e praças, é bom ficar atento a um possível machucado na pata.

Os cães possuem alguns hábitos conhecidos, como abanar o rabo e lamber as patas. Embora o primeiro seja comum, lamber as patas é menos frequente e, se o seu cachorro tem feito isso com maior frequência, pode indicar algum problema. Por exemplo: sinal de algum machucado no local ou questões relacionadas à saúde emocional do cachorro.

Muitas vezes, ao invés de lamber as patas, os cães passam a mordê-las e isso também pode ser um sinal do nível de estresse de seu pet. Se você costuma fazer passeios com seu cão em lugares como jardins e praças, é bom ficar atento a um possível machucado na pata ou até mesmo algum objeto. Às vezes, ocorre de uma ponta de espinho ou vidro penetrar na pata do animal. Quando ele fica lambendo excessivamente a para esse pode ser um sinal de problema com ele.

Outro fator é quanto à temperatura do local onde o cachorro se encontra. Por exemplo, se estiver exposto ao Sol muito intenso, ele poderá sentir através da parte protetora das patas, chamadas coxins. Eles sentem a temperatura e isso pode causar incômodo. Caso tenha algum ferimento infeccionado, isso poderá se tornar um problema para o seu cãozinho. Todo comportamento anormal em seu pet deve ser observado com muita cautela.

Alguns problemas psicológicos, igualmente, podem provocar problemas na saúde de seu cãozinho. Quando o animal não gasta suas energias e fica mais preso, tende a desenvolver quadros de ansiedade excessiva e isso reflete em alguns comportamentos. Ficar atento a isso pode te ajudar a fazer com que seu cão seja tratado de algum problema.

Em caso de qualquer dúvida, o ideal é consultar um veterinário.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais