Cachorro lambendo as patas com frequência? Veja o que significa

Se você costuma fazer passeios com seu cão em lugares como jardins e praças, é bom ficar atento a um possível machucado na pata.

Os cães possuem alguns hábitos conhecidos, como abanar o rabo e lamber as patas. Embora o primeiro seja comum, lamber as patas é menos frequente e, se o seu cachorro tem feito isso com maior frequência, pode indicar algum problema. Por exemplo: sinal de algum machucado no local ou questões relacionadas à saúde emocional do cachorro.

continua depois da publicidade

Muitas vezes, ao invés de lamber as patas, os cães passam a mordê-las e isso também pode ser um sinal do nível de estresse de seu pet. Se você costuma fazer passeios com seu cão em lugares como jardins e praças, é bom ficar atento a um possível machucado na pata ou até mesmo algum objeto. Às vezes, ocorre de uma ponta de espinho ou vidro penetrar na pata do animal. Quando ele fica lambendo excessivamente a para esse pode ser um sinal de problema com ele.

Outro fator é quanto à temperatura do local onde o cachorro se encontra. Por exemplo, se estiver exposto ao Sol muito intenso, ele poderá sentir através da parte protetora das patas, chamadas coxins. Eles sentem a temperatura e isso pode causar incômodo. Caso tenha algum ferimento infeccionado, isso poderá se tornar um problema para o seu cãozinho. Todo comportamento anormal em seu pet deve ser observado com muita cautela.

continua depois da publicidade

Alguns problemas psicológicos, igualmente, podem provocar problemas na saúde de seu cãozinho. Quando o animal não gasta suas energias e fica mais preso, tende a desenvolver quadros de ansiedade excessiva e isso reflete em alguns comportamentos. Ficar atento a isso pode te ajudar a fazer com que seu cão seja tratado de algum problema.

Em caso de qualquer dúvida, o ideal é consultar um veterinário.