Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo? Entenda

A data religiosa é considerada um feriado não obrigatório em 10 capitais brasileiras, sabia?

Nesta semana, teremos o feriado de Corpus Christi, que vai ser no dia 16 de junho. A data muda a cada ano, pois cai sempre 60 dias após a Páscoa, e foi instaurada pela Igreja Católica para celebrar o Santíssimo Sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

continua depois da publicidade

O feriado de Corpus Christi é considerado ponto facultativo no serviço público federal, mas, mesmo assim, ainda é válido de acordo com as regras de cada município. A lista das capitais nacionais pode ser dividida da seguinte maneira, conforme os decretos oficiais de cada estado:

  • Capitais nas quais é ponto facultativo: Rio Branco, São Luís, Brasília, Fortaleza, Porto Velho, Recife, Florianópolis, Boa Vista, Palmas e São Paulo.
  • Capitais nas quais a data é feriado: Macapá, Maceió, Manaus, Vitória, Salvador, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, João Pessoa, Teresina, Natal, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Aracaju.

Um caso isolado envolve a cidade de São Paulo, onde o feriado foi antecipado no ano de 2021, devido à pandemia, e, neste ano de 2022, vai ser considerado ponto facultativo. Isso significa que, no dia 17, sexta-feira, as pessoas devem ir ao trabalho normalmente.

continua depois da publicidade

De acordo com a decisão divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias no dia 16, quinta-feira. O órgão explicou que a determinação é válida “mesmo nos municípios em que a data tenha sido antecipada, e não seja feriado, como é o caso da cidade de São Paulo”.

Ainda assim, os postos de autoatendimento estarão abertos ao público, normalmente, para que a população possa efetuar transações como saques e pagamentos.

As contas cujos vencimentos caíram no dia 16 poderão ser pagas no dia 17 sem juros, mas a recomendação é a de que as pessoas que puderem façam os pagamentos antecipados ou agendem essa operação.

continua depois da publicidade