Como garantir uma boa higiene bucal? Odontóloga explica

Cuidar bem dos seus dentes é fundamental para evitar doenças e, claro, ter um sorriso sempre bonito.

Que escovar os dentes é necessário, todo mundo sabe, mas, mesmo assim, é comum termos dúvidas a respeito do que significa, de fato, uma boa higiene bucal. Se você já se perguntou se faz a escovação da forma correta ou se poderia melhorar em algum aspecto, vai gostar da conversa que a nossa equipe teve com uma especialista no assunto.

continua depois da publicidade

Para chegar à temática dos pilares básicos para a boa higiene bucal, o Tudo Bahia entrevistou a odontóloga Tatianne Miguel Costa Santos, especialista em Reabilitação Oral e Prótese Dentária. Como fala diariamente aos seus pacientes sobre a importância da higiene bucal, ela nos ajudou a esclarecer algumas dúvidas sobre o mesmo assunto.

Como fazer uma boa higiene bucal?

A especialista nos explicou que existe uma relação direta entre higiene e saúde bucal, ou seja: não é possível ter uma boa saúde bucal sem realizar a higiene da forma adequada. De acordo com Tatianne, a rotina básica de cuidados com a higiene da boca inclui:

continua depois da publicidade
  • Escovação depois de todas as refeições;
  • Uso de fio dental;
  • Higienização da língua.

Se repararmos bem, são três pilares bastante simples, mas ainda é comum que algumas pessoas tenham dúvidas em relação à frequência de cada cuidado e à forma correta de realizar cada etapa da higienização bucal.

O ideal é que cada pessoa escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, após cada refeição principal. Antes de cada escovação, no entanto, é indicado o uso de fio dental, pois isso garante a eliminação dos resíduos alimentares que ficam entre os dentes, facilitando o contato com o creme dental.

Depois de escovar os dentes, é imprescindível também escovar a língua, pois é nela que ficam muitas bactérias que podem prejudicar a saúde e ocasionar mau hálito.

continua depois da publicidade

Tatianne também aconselha que as pessoas evitem o consumo de alimentos que promovem o surgimento das cáries, como os doces.

Ela explica, ainda, que alguns alimentos muito ácidos também podem prejudicar a saúde bucal, por isso, sempre que você consumir café, limão, vinho, abacaxi e similares, lembre-se de fazer um bochecho com água comum antes da escovação.

Viu só como não é tão complicado manter uma boa higiene bucal? Agora é só colocar essas dicas em prática e ir ao dentista duas vezes ao ano, para limpeza e cuidados profiláticos.

continua depois da publicidade