6 hábitos que enfraquecem a imunidade do corpo; veja a lista

Cuidar do seu sistema imunológico é uma tarefa bem mais complexa do que pode parecer.

Quando falamos em sistema imunológico, estamos nos referindo aos mecanismos fisiológicos do corpo humano para combater a ação de vírus, bactérias e diversos tipos de doenças. Nos meses mais frios do ano, é comum ouvirmos por aí expressões como “minha imunidade está fraca”, mas o que será que isso significa?

continua depois da publicidade

Essa queixa geralmente vem acompanhada de períodos nos quais a pessoa fica mais resfriada, gripada ou com algumas doenças inflamatórias, como a dor de garganta.

Muito além de tomar suplementos vitamínicos (o que nunca deve ser feito sem orientação médica ou nutricional), é preciso manter hábitos de vida saudáveis.

continua depois da publicidade

Para orientar você melhor nesse sentido, listamos uma série de atitudes que podem parecer inocentes em um primeiro momento, mas colaboram para que o seu sistema imunológico fique enfraquecido e o seu corpo abra as portas para doenças e infecções.

Veja, a seguir, quais são os hábitos que prejudicam as defesas naturais do seu corpo:

Consumir bebidas alcoólicas em excesso

Apenas um porre durante a semana já é o suficiente para que seu sistema imunológico seja afetado, sabia? O álcool é muito prejudicial para as nossas células imunes inatas e adaptativas, além de prejudicar a saúde estomacal e intestinal, por isso é bom evitar o consumo sempre que possível.

continua depois da publicidade

Tabagismo

Fumar é um hábito que faz mal em diversos aspectos, inclusive prejudicando a forma como o corpo combate doenças e infecções. O tabagismo favorece o desenvolvimento de distúrbios imunológicos e autoimunes.

Dormir pouco e mal

O sono restaurador é fundamental para que o sistema imunológico trabalhe corretamente. Só para você ter uma ideia, há uma pesquisa que revelou que dormir mal pode diminuir a eficácia de vacinas.

Isolamento

Estar sozinho por longos períodos é nocivo para a saúde psicológica e física. Já é cientificamente comprovado que pessoas que vivem isoladas tendem a apresentar uma quantidade elevada de genes ligados à inflamação corpórea.

continua depois da publicidade

Consumir açúcar e sal em excesso

Enquanto o sal colabora para a retenção de líquido e o aumento da pressão arterial, o consumo excessivo de açúcar tende a resultar em diabetes. Ambas as doenças são prejudiciais ao sistema imunológico.

Viu só? Ter hábitos de vida saudáveis é fundamental. Busque ajuda se perceber que o seu corpo está mais suscetível a doenças.