Tudo Bahia
Portal de Notícias

6 hábitos que enfraquecem a imunidade do corpo; veja a lista

Cuidar do seu sistema imunológico é uma tarefa bem mais complexa do que pode parecer.

Quando falamos em sistema imunológico, estamos nos referindo aos mecanismos fisiológicos do corpo humano para combater a ação de vírus, bactérias e diversos tipos de doenças. Nos meses mais frios do ano, é comum ouvirmos por aí expressões como “minha imunidade está fraca”, mas o que será que isso significa?

Essa queixa geralmente vem acompanhada de períodos nos quais a pessoa fica mais resfriada, gripada ou com algumas doenças inflamatórias, como a dor de garganta.

Muito além de tomar suplementos vitamínicos (o que nunca deve ser feito sem orientação médica ou nutricional), é preciso manter hábitos de vida saudáveis.

Para orientar você melhor nesse sentido, listamos uma série de atitudes que podem parecer inocentes em um primeiro momento, mas colaboram para que o seu sistema imunológico fique enfraquecido e o seu corpo abra as portas para doenças e infecções.

Veja, a seguir, quais são os hábitos que prejudicam as defesas naturais do seu corpo:

Consumir bebidas alcoólicas em excesso

Apenas um porre durante a semana já é o suficiente para que seu sistema imunológico seja afetado, sabia? O álcool é muito prejudicial para as nossas células imunes inatas e adaptativas, além de prejudicar a saúde estomacal e intestinal, por isso é bom evitar o consumo sempre que possível.

Tabagismo

Fumar é um hábito que faz mal em diversos aspectos, inclusive prejudicando a forma como o corpo combate doenças e infecções. O tabagismo favorece o desenvolvimento de distúrbios imunológicos e autoimunes.

Dormir pouco e mal

O sono restaurador é fundamental para que o sistema imunológico trabalhe corretamente. Só para você ter uma ideia, há uma pesquisa que revelou que dormir mal pode diminuir a eficácia de vacinas.

Isolamento

Estar sozinho por longos períodos é nocivo para a saúde psicológica e física. Já é cientificamente comprovado que pessoas que vivem isoladas tendem a apresentar uma quantidade elevada de genes ligados à inflamação corpórea.

Consumir açúcar e sal em excesso

Enquanto o sal colabora para a retenção de líquido e o aumento da pressão arterial, o consumo excessivo de açúcar tende a resultar em diabetes. Ambas as doenças são prejudiciais ao sistema imunológico.

Viu só? Ter hábitos de vida saudáveis é fundamental. Busque ajuda se perceber que o seu corpo está mais suscetível a doenças.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais