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Com estes 3 passos, você conseguirá pegar no sono mais rápido

Confira alguns exercícios para ajudar a ter aquela noite reparadora, que todo mundo precisa depois de um dia estressante.

Dormir bem é fundamental para uma vida saudável. Se você tem dificuldades para pegar no sono, talvez seja preciso ajustar alguns hábitos de vida e implementar novas rotinas de descanso.

A seguir separamos algumas dicas muito úteis para conseguir dormir mais rápido e ter um sono mais reparador:

1. Relaxar muito bem a musculatura

Durante o dia, a ansiedade e o estresse podem fazer com que muitos músculos fiquem tensos, mesmo que não percebamos. Como isso pode atrapalhar quando desejamos dormir, é muito importante realizar alguma prática de relaxamento.

Técnica: Escolha uma posição e local nos quais você se sinta muito confortável (de preferência fique com a barriga para cima). Em seguida, afaste os braços, as pernas e inspire profundamente.

Então, quando for soltar o ar, imagine os músculos de uma área do seu corpo relaxando. Repita o procedimento até passar por todo o seu corpo.

2. Adeque o ambiente

Quando vamos nos deitar, qualquer coisa que incomode os sentidos pode causar um aumento de estresse e prejudicar o sono. Por isso, é importante manter o local no qual você vai dormir o mais propício possível para o descanso.

Técnicas: Para temperatura, invista em um ventilador ou ar condicionado. Para os ouvidos, diminua ao máximo os barulhos e compre um aparelho que crie ruído branco para abafar os sons que sejam incômodos.

Pensando nos seus olhos, desligue todos os equipamentos que gerem alguma luz (como computadores e televisões). Caso seja possível, 90 minutos antes de dormir, diminua as luzes e prefira iluminação laranja, porque ajuda na produção do hormônio do sono, a melatonina.

3. Afaste a mente dos problemas

Tente focar em algum objeto, lugar ou história muito simples para afastar a mente das coisas que lhe trazem agonia ou preocupação.

Técnica: Imagine um caminho no meio de um bosque. Em seguida, comece a prestar atenção nos detalhes, observando quais são as cores das flores, se você vê alguma construção e do que ela seria feita, etc. Faça isso tudo tentando respirar o mais calmamente possível.

Caso seus problemas com o sono continuem, pode ser uma boa ideia consultar uma psicóloga ou psiquiatra, pois essas profissionais podem fazer um acompanhamento, buscar causas específicas e modos particulares de tratamento para seus problemas de sono.

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