Saiba como fazer chocolate quente no seu micro-ondas

A bebida é perfeita para aqueles dias mais frios. Confira a receita.

O chocolate quente é sem dúvida umas das bebidas preferidas para se consumir nos dias mais frios. E o que muita gente não sabe é que o chocolate quente é uma bebida muito antiga.

continua depois da publicidade

Acredita-se que ele foi inventado pelos Maias. Segundo a história, por volta de 1.500 a.C., os povos olmecas, que habitavam as terras baixas do Golfo – hoje corresponde ao México e à Guatemala – descobriram o cacau, fruto do cacaueiro.

Porém, foram os Mais que deram início ao hábito de beber chocolate quente, sendo que naquela época só existia a versão líquida do chocolate. Depois, a tradição foi passada para os Astecas e Toltecas, que passaram a considerar o chocolate quente como a “bebida dos deuses”, tornando-o de consumo exclusivo entre nobres e deuses.

continua depois da publicidade

Na época, a receita era bem diferente da qual conhecemos hoje. O chocolate quente era preparado com bastante pimenta e tinha um gosto amargo.

Por volta do século 16, o espanhol Hernán Cortés levou a bebida para a Europa. Logo, o chocolate quente conquistaria paladares em países como a Espanha, França e a Holanda.

Nesses países, os chefs começaram a testar novas receitas com diversos ingredientes, dando origem então a variações com leite, açúcar e especiarias, das quais fazem sucesso até hoje.

continua depois da publicidade

Uma dessas variações é o chocolate quente cremoso, que apresenta uma consistência mais grossa. E é essa variação que vamos te ensinar hoje. Confira, abaixo, a receita de chocolate quente – super cremoso – que é feito no micro-ondas.

Receita de chocolate quente feito no micro-ondas

Ingredientes

  • ¾ de xícara de leite;
  • 1 colher de sobremesa de amido de milho;
  • 3 colheres de sopa de achocolatado em pó;
  • ½ colher de sopa de açúcar;
  • 1 e ½ colher de sobremesa de leite condensado.

Modo de preparo

Primeiro, dissolva o amido de milho no leite. Em seguida, acrescente à mistura o achocolatado e o açúcar. Misture os ingredientes. Depois, coloque no micro-ondas por 1 minuto a 100% de potência.

Passado esse tempo, abra o micro-ondas e dentro dele mexa a mistura. Agora, coloque mais por 1 minuto e 100% de potência. Depois desse tempo, mexa novamente. Coloque mais uma vez no micro-ondas, mas dessa vez por 30 segundos e com a mesma potência. Agora, é só acrescentar o leite condensado à mistura.

continua depois da publicidade

Pronto, agora é só se deliciar com esse chocolate quente saborosíssimo.