5 truques para otimizar o seu tempo e melhorar a rotina em casa

A correria do dia a dia torna difícil realizar todas as tarefas do dia e ainda ter uma boa rotina em casa. Mas com esses truques isso pode ficar bem mais fácil.

Um dos grandes desafios atuais é saber otimizar o nosso tempo para termos uma boa rotina em casa. Isso acontece por conta da correria do dia a dia que dificulta realizar todas as atividades e ainda ter tempo para organizarmos a nossa casa em apenas 24 horas.

continua depois da publicidade

Sabendo disso, nós preparamos uma lista com 5 truques que vão te ajudar a otimizar o seu tempo e ainda melhorar a rotina em sua casa.

1. Faça um planejamento

A principal forma de otimizar seu tempo é fazendo um planejamento das tarefas do dia. Um truque é fazer um checklist com tudo o que precisa ser realizado e, à medida que as tarefas forem sendo concluídas, elimine-as da sua lista.

continua depois da publicidade

A ordem das atividades pode ser definida por grau de prioridade ou até mesmo de dificuldade, começando pela tarefa mais urgente ou mais fácil de fazer. Caso prefira, utilize uma agenda ou aplicativo para celular que ajude a acompanhar as tarefas do dia.

2. Não deixe a bagunça da casa acumular

Para evitar usar muito tempo do dia só com a arrumação e limpeza da casa, que tal não deixar a bagunça se acumular? Uma forma de fazer que criar uma rotina de organização, colocando tudo no lugar depois uso, lavando a louça logo após as refeições, limpar o que usou, fechar o que abriu e assim por diante.

Esse é um bom truque para otimizar seu tempo.

continua depois da publicidade

3. Divida tarefas com outras pessoas da casa

Se você mora com amigos ou familiares, uma boa dica dividir as tarefas de casa com eles, já que toda ajuda é bem-vinda. Cada um pode ficar responsável por arrumar a própria cama, lavar suas roupas, guarda-las ou limpar determinado cômodo da casa.

4. Faça uma triagem na casa

Outro truque para otimizar seu tempo e melhorar a rotina em casa é, antes de começar a limpá-la, fazer uma triagem em todos os cômodos para eliminar os maiores focos de bagunça. Passe em cada ambiente da casa e recolha roupas, sapatos e objetos espalhados.

Aproveite para trocar os lençóis e as colchas por peças limpas. Além disso, coloque as roupas para lavar na máquina, e comece a fazer outras tarefas.

continua depois da publicidade

5. Organize e limpe a casa por etapas

Um último truque que pode otimizar seu tempo é organizar a casa por etapas, arrumando um cômodo por vez. Cada ambiente da cada tem suas especificidades e até seus produtos próprios.

Então, nada de tentar arrumá-los todos simultaneamente.