Saúde bucal: veja 3 erros comuns na hora de escovar os dentes

Conversamos com uma odontóloga e ela nos revelou quais são os erros que cometemos em relação à nossa higiene bucal.

Escovar os dentes é uma tarefa simples, não é mesmo? Ainda assim, é bastante comum que as pessoas cometam alguns erros quando o assunto envolve saúde e higiene bucal, por isso a equipe do Tudo Bahia conversou com quem entende do assunto, a odontóloga Tatianne Miguel Costa Santos.

continua depois da publicidade

Formada em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás, especialista em reabilitação oral e prótese dentária e atuando na área de odontologia reabilitadora e estética, Tatianne explica que o primeiro passo para ter uma boa saúde bucal é a realização adequada da higiene oral.

De acordo com ela, esses cuidados envolvem rotinas básicas, como escovação após as refeições, uso do fio dental e higienização adequada da língua. Ainda que tudo isso pareça ser muito simples, é comum que as pessoas cometam alguns erros na hora de escovar os dentes.

continua depois da publicidade

Conheça os erros comuns na hora de escovar os dentes

Conforme a explicação de Tatianne, existem três erros mais comuns na hora da higiene bucal. São eles:

  • Aplicação de força exagerada na hora da escovação associada ao uso de cerdas duras;
  • Passar o fio dental depois da escovação;
  • Substituição da escovação pelo uso de enxaguante bucal.

Essas atitudes são prejudiciais porque podem causar danos à saúde bucal. O uso excessivo da força na hora da higiene, por exemplo, pode machucar as gengivas, causar sensibilidade dentária e, inclusive, desgastar a estrutura dos dentes.

Esse último fator é ainda mais preocupante quando o ambiente bucal é ácido demais, o que pode acontecer pela alimentação ou também em caso de doenças estomacais.

continua depois da publicidade

Tatianne explica, ainda, que o fio dental deve ser sempre utilizado antes da escovação, para que o flúor do creme dental chegue em todas as áreas da boca após a remoção da placa bacteriana.

É importante entender também que a escovação jamais pode ser substituída pelo uso de enxaguante bucal. Além disso, lembre-se de sempre escovar a língua. Para cuidar da sua saúde oral, vá ao dentista duas vezes ao ano.