Tudo Bahia
Portal de Notícias

Estes 5 alimentos podem prejudicar a sua saúde bucal; veja a lista

Conversamos com a odontóloga Tatianne Miguel Costa Santos para saber como a alimentação pode fazer mal aos dentes.

Alguns problemas comuns relacionados à saúde bucal podem ter a ver com a sua alimentação, sabia? Além dos erros comuns relacionados à higiene da boca, como não usar fio dental ou escovar os dentes em menor frequência, certos alimentos também podem ter uma ação negativa no seu sorriso.

Para entender melhor o assunto, a equipe do Tudo Bahia conversou com Tatianne Miguel Costa Santos. Formada em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás e atualmente trabalhando com odontologia reabilitadora e estética, com especialização em reabilitação oral e prótese dentária, a odontóloga explicou como o consumo de alguns alimentos pode prejudicar a nossa saúde bucal.

Quando o assunto é cárie, não tem jeito: o grande culpado tende a ser o açúcar. Por isso, Tatianne nos aconselha a consumir alimentos doces demais com moderação e, claro, não se esquecer da higiene bucal adequada, “que inclui a escovação após as refeições, com uso do fio dental e higienização da língua”.

A dentista explicou, também, que alguns alimentos ácidos podem fazer com que os dentes tenham perda de estrutura mineral devido à queda do pH do meio bucal. O excesso de acidez na boca pode, de acordo com Tatianne, “causar desgastes que, por consequência, levam ao desenvolvimento de sensibilidade dentária”.

É preciso, portanto, tomar certos cuidados na hora de consumir os seguintes alimentos:

  1. Limão;
  2. Laranja;
  3. Abacaxi;
  4. Vinho;
  5. Bebidas energéticas.

Esses cuidados não significam deixar de consumir esses produtos, mas sim fazer bochecho antes da escovação, para que o pH bucal seja neutralizado. Esse simples gesto já é capaz de evitar a desmineralização dos dentes.

Lembre-se também de que é importante ir ao dentista a cada seis meses para que o profissional examine sua saúde bucal e realize os procedimentos que forem necessários, como limpeza ou remoção de cárie.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais