Estes 5 alimentos podem prejudicar a sua saúde bucal; veja a lista

Conversamos com a odontóloga Tatianne Miguel Costa Santos para saber como a alimentação pode fazer mal aos dentes.

Alguns problemas comuns relacionados à saúde bucal podem ter a ver com a sua alimentação, sabia? Além dos erros comuns relacionados à higiene da boca, como não usar fio dental ou escovar os dentes em menor frequência, certos alimentos também podem ter uma ação negativa no seu sorriso.

continua depois da publicidade

Para entender melhor o assunto, a equipe do Tudo Bahia conversou com Tatianne Miguel Costa Santos. Formada em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás e atualmente trabalhando com odontologia reabilitadora e estética, com especialização em reabilitação oral e prótese dentária, a odontóloga explicou como o consumo de alguns alimentos pode prejudicar a nossa saúde bucal.

Quando o assunto é cárie, não tem jeito: o grande culpado tende a ser o açúcar. Por isso, Tatianne nos aconselha a consumir alimentos doces demais com moderação e, claro, não se esquecer da higiene bucal adequada, “que inclui a escovação após as refeições, com uso do fio dental e higienização da língua”.

continua depois da publicidade

A dentista explicou, também, que alguns alimentos ácidos podem fazer com que os dentes tenham perda de estrutura mineral devido à queda do pH do meio bucal. O excesso de acidez na boca pode, de acordo com Tatianne, “causar desgastes que, por consequência, levam ao desenvolvimento de sensibilidade dentária”.

É preciso, portanto, tomar certos cuidados na hora de consumir os seguintes alimentos:

  1. Limão;
  2. Laranja;
  3. Abacaxi;
  4. Vinho;
  5. Bebidas energéticas.

Esses cuidados não significam deixar de consumir esses produtos, mas sim fazer bochecho antes da escovação, para que o pH bucal seja neutralizado. Esse simples gesto já é capaz de evitar a desmineralização dos dentes.

continua depois da publicidade

Lembre-se também de que é importante ir ao dentista a cada seis meses para que o profissional examine sua saúde bucal e realize os procedimentos que forem necessários, como limpeza ou remoção de cárie.