4 erros mais comuns na hora de escovar os dentes e higienizar a boca

A equipe do Tudo Bahia conversou com uma odontóloga para entender o que fazemos de errado em relação à higiene bucal.

Ainda que escovar os dentes seja uma tarefa simples, a verdade é que cometemos muitos erros quando o assunto é a nossa higiene bucal. Para entender melhor quais são esses erros e como eles podem nos prejudicar, conversamos com uma odontóloga.

continua depois da publicidade

Tatianne Miguel Costa Santos é formada em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás e, atualmente, trabalha na área de odontologia reabilitadora e estética. Especialista em reabilitação oral e prótese dentária pelo Instituto Lenza de pós-graduação, Tatianne já trabalhou como clínica geral e, agora, integra a equipe da Primordialle Oral Clinic.

Ao Tudo Bahia, ela explicou que os erros mais comuns na hora da escovação dos dentes são:

continua depois da publicidade
  1. Força excessiva na escovação;
  2. Uso do fio dental após a escovação;
  3. Substituição da escovação pelo enxaguante bucal;
  4. Não escovar a língua.

O uso excessivo de força, associado à utilização da escova de cerdas duras pode provocar lesões na gengiva e gerar problemas como recessões gengivais e sensibilidade dentária.

No longo prazo, isso pode ocasionar desgaste da estrutura dos dentes, principalmente quando o ambiente bucal se torna ácido — o aumento da acidez pode ter a ver com o consumo de alimentos ácidos ou com problemas estomacais que deixam o pH da boca mais baixo.

De acordo com Tatianne, também é errado usar o fio dental após a escovação. O ideal é passar o fio dental antes de escovar os dentes, pois, dessa forma, removemos a placa bacteriana e os restos alimentares e permitimos que o flúor da pasta e a água limpem todas as partes dos dentes.

continua depois da publicidade

A odontóloga também disse que muitas pessoas usam enxaguante bucal como uma forma de substituir a escovação, o que não é recomendado. Da mesma forma, há muitas pessoas que, ao fazer a higiene bucal, não escovam a língua, o que é um grande erro.

Para ter uma boa saúde bucal, escove os dentes pelo menos três vezes ao dia e visite um dentista de confiança com regularidade, para que o profissional possa avaliar a sua saúde bucal e sugerir tratamentos, se necessário.