3 truques para fazer com que seu cachorro não urine no local errado

Confira aqui algumas maneiras para resolver esse problema tão comum com os pets.

Ter um cachorro em casa é sempre uma alegria, porque o amor, a energia e o carinho que esse animal proporciona pode fazer a vida dos seus tutores muito mais colorida e divertida. Além disso, naqueles dias nos quais você nem tem vontade de sair da cama, seu cãozinho é um dos poucos seres capazes de fazer não apenas você levantar, como também brincar e até sair de casa para um passeio.

continua depois da publicidade

Mesmo com todas essas vantagens, também existem alguns contratempos que os tutores precisam enfrentar para deixar a convivência o mais harmoniosa possível. Uma das dificuldades mais comuns é ensinar a fazer xixi no lugar certo, para que a casa não fique com um cheiro ruim, nem haja danos aos móveis ou roupas.

Pensando em ajudar você nessa tarefa, separamos três truques para fazer com que seu cachorro não urine no local errado:

continua depois da publicidade

1. Ignore quando acontecerem acidentes

Com certeza é difícil olhar seu sofá sendo encharcado de xixi e não fazer nada, mas acredite: isso pode ajudar. Quando você não esboça qualquer reação, isso deixa seu pet frustrado, porque tudo que ele deseja é ser o centro das atenções.

Sabendo disso, quando ele fizer xixi no lugar certo, faça festa, dê carinho ou petiscos, pois assim ele vai relacionar o ato de urinar lugares inadequados como uma conduta chata, ao passo que acertar o lugar, por outro lado, será muito divertido.

2. Comece cedo

O melhor é conseguir iniciar esse tipo de adestramento quando seu cãozinho ainda é bem filhote, porque essa é a idade na qual eles estão mais propensos a aprender comandos.

continua depois da publicidade

3. Faça um investimento

Nos pet shops, existem alguns adestradores sanitários. Eles podem ser encontrados em apresentações spray ou gotas e servem para ajudar o faro do cachorro a identificar qual é o lugar certo para fazer suas necessidades.

Caso tenha dificuldades para ensinar esse importante passo, procure a médica veterinária de sua família e peça uma indicação de adestradora profissional.