CadÚnico: veja quem precisa atualizar o cadastro ATÉ este mês

Caso esse prazo não seja cumprido, as famílias podem perder o direito de ter acesso a programas sociais.

Famílias inscritas no CadÚnico devem ficar atentas. É que a atualização dos dados cadastrais deve ser feita até o dia 12 deste mês. Caso esse prazo não seja cumprido, as famílias podem perder o direito de ter acesso aos programas sociais no âmbito federal, estadual e municipal.

continua depois da publicidade

O prazo deve ser cumprido pelas famílias que possuem informações divergentes em relação àquelas que estão em outras bases de dados do governo e que foram notificadas pelo governo para verificar seus dados cadastrais.

A atualização deve ser feita de forma presencial no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no município de cada família.

continua depois da publicidade

Caso os inscritos no CadÚnico não façam a atualização de seus dados até o dia 12 deste mês, poderão ser excluídos do respectivo cadastro a partir de julho de 2023.

De acordo com o Ministério da Cidadania, a atualização cadastral é fundamental para garantir a qualidade dos dados e também para que as informações registradas na base do Cadastro Único sejam capazes de mostrar a realidade de cada família.

Quando excluídas do CadÚnico, as famílias podem perder o direito de ter acesso aos programas sociais no âmbito federal, estadual e municipal. No âmbito federal, elas podem não conseguir fazer parte, por exemplo, do Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, e do BPC.

continua depois da publicidade

Isso porque, o primeiro passo para participar de programas sociais é ter sempre os dados cadastrais no CadÚnico atualizados.

Como atualizar os dados cadastrais do CadÚnico

Uma vez inscrita no Cadastro Único, a família deve atualizar os dados, no máximo, a cada dois anos ou quando ocorre alguma mudança nas características da família (nascimento, morte de alguém, casamento ou separação) ou mudança de domicílio.

Para tanto, o cidadão deve procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou posto do Cadastro Único de seu município. Na ocasião, ele deve levar alguns documentos. Veja abaixo quais são eles:

continua depois da publicidade
  • Para o Responsável Familiar (RF): de preferência, o CPF, ou Título de Eleitor. Somente as famílias indígenas e quilombolas não precisam cumprir essa obrigatoriedade, podendo apresentar qualquer outro documento;
  • Para os demais componentes da família: o Responsável Familiar deve apresentar pelo menos um dos documentos listados abaixo para cada componente familiar: CPF, de preferência; ou Certidão de Nascimento; ou Certidão de Casamento; ou Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI): para indígenas que possuem apenas esse documento; ou Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou Título de Eleitor.

Vale destacar que, mesmo que não tenha havida nenhuma alteração nos dados nos últimos dois anos, a família inscrita deve atualizar seus dados. Nesse caso, basta confirmar as informações pelo site ou aplicativo do CadÚnico (Android e iOS).

Na versão web ou dentro do aplicativo há a opção: Atualização Cadastral por Confirmação.