Tudo Bahia
Portal de Notícias

Concurso Polícia Penal BA está previsto para 2021; 170 vagas efetivas!

O concurso Polícia Penal BA poderá contemplar 170 vagas efetivas para a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do estado da Bahia. Saiba mais!

O concurso Polícia Penal BA está previsto no projeto de lei orçamentária anual (PLOA) para 2021! Para que seja devidamente oficializado, é necessário que não ocorram quaisquer alterações por parte da Assembleia Legislativa da Bahia.

A intenção é de preencher ao menos 170 vagas efetivas no quadro da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do estado da Bahia. De acordo com o último levantamento, existem 1.539 concursados ativos e 524 comissionados na SEAP BA.

Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de mais detalhes preliminares sobre o concurso Polícia Penal BA. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site. Veiculamos as principais notícias do Brasil e do mundo!

Concurso Polícia Penal BA: próximos passos

O concurso para a Polícia Penal BA poderá ser realizado em 2021, conforme o projeto de lei orçamentária que foi elaborado pelo governo da Bahia. Caso tudo ocorra conforme o planejado, a banca organizadora será contratada para preparar o edital de abertura e as etapas eliminatórias do certame.

Vale lembrar que o cargo de Policial Penal é a nova denominação para o antigo posto de Agente Penitenciário. Com a mudança, os profissionais passarão a ter mais responsabilidades, treinamentos e remunerações.

Último concurso para o quadro de servidores da SEAP BA

O concurso anterior da SEAP BA foi realizado em 2014, com o objetivo de preencher 490 vagas para o cargo de Agente Penitenciário (275 para homens e 68 para mulheres).

Por conseguinte, as oportunidades efetivas foram distribuídas nas seguintes localidades da Bahia:

  • Salvador e Região Metropolitana (286);
  • Feira de Santana (51);
  • Paulo Afonso (20);
  • Ilhéus (18);
  • Jequié (28);
  • Vitória da Conquista (17);
  • Teixeira de Freitas (70).

O concurso ficou sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Na época, os candidatos classificados foram contemplados com remunerações de R$ 1.776,69 em jornadas de 30 horas semanais.

Confira, abaixo, as etapas eliminatórias do último concurso SEAP BA:

  1. Provas objetivas e discursivas;
  2. Exame de documentação;
  3. Avaliação psicológica;
  4. Exame médico;
  5. Teste de Aptidão Física (TAF);
  6. Exames pré-admissionais; e
  7. Investigação social.
LEIA TAMBÉM

Concurso PRF: autorização sai NESTA semana? Entenda a estimativa

A realização do concurso PRF (Polícia Rodoviária Federal) pode estar mais perto do que imaginávamos! De acordo com o diretor-executivo da corporação, o certame poderá ser autorizado ao longo desta semana. José Hott…

Concursos abertos no Brasil: mais de 16,4 mil vagas em disputa

Está querendo ingressar em carreiras de órgãos públicos brasileiros? Existem, atualmente, 16.431 oportunidades efetivas e temporárias em concursos abertos no Brasil, além de cadastro reserva. As remunerações podem…

Concurso PC RN: saiu edital com 301 vagas; nova data de inscrição

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou o tão esperado edital com 301 vagas imediatas. O concurso PC RN está sendo organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e oferece todas as suas oportunidades para…

Concurso Codevasf 2020/2021: Edital e Inscrição

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, divulgou o edital nº 1/2020! O concurso Codevasf 2020/2021 oferta 91 vagas e está…

Concurso Caixa: déficit no quadro é de mais de 17 mil servidores

Apesar de não sabermos quando efetivamente será lançado o concurso Caixa, é fato que o banco estatal vem perdendo funcionários.De 2014, ano do último concurso público, até agora, o déficit de funcionários em todas as…

Edital para Concurso da PGE-RJ será publicado em dezembro

Na última quinta-feira, 26 de novembro de 2020, o Edital para Concurso da PGE-RJ foi aprovado e deve sair ainda em dezembro deste ano. O procurador-geral do RJ, Bruno Dubeux, fez o anúncio em nome do Conselho Superior da…

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais