Demissões no Brasil: Guedes diz que país perdeu apenas 1 milhão de empregos

Na última segunda-feira (19/10), o ministro Paulo Guedes afirmou que ocorreram “apenas 1 milhão” de demissões no Brasil durante a crise ocasionada pela pandemia. Seu pronunciamento foi realizado em conferência virtual da “Cúpula da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos”. continua depois da publicidade Na mesma ocasião, Guedes também comparou a situação econômica do Brasil com […]

Na última segunda-feira (19/10), o ministro Paulo Guedes afirmou que ocorreram “apenas 1 milhão” de demissões no Brasil durante a crise ocasionada pela pandemia. Seu pronunciamento foi realizado em conferência virtual da “Cúpula da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos”.

continua depois da publicidade

Na mesma ocasião, Guedes também comparou a situação econômica do Brasil com a estadunidense e disse que o auxílio emergencial ajudou a “preservar os sinais vitais da economia”. “No mesmo período em que os Estados Unidos demitiram 33 milhões de pessoas, o Brasil preservou 11 milhões de empregos, digitalmente registrados. (…) No mês passado, já recuperamos 250 mil empregos”, o ministro afirmou.

Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de todos os detalhes sobre o assunto. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site. Veiculamos as principais notícias do Brasil e do mundo!

continua depois da publicidade

Demissões no Brasil: IBGE afirma que 11,5 milhões de brasileiros perderam o emprego na pandemia

Conforme os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), as demissões no Brasil superaram novos contratos de trabalho em 849.387. Os apontamentos de Paulo Guedes, dessa maneira, dizem respeito apenas às vagas perdidas nos meses de maior impacto da pandemia.

Por outro lado, os índices do IBGE apresentam-se de maneira diferente. Aproximadamente 7,214 milhões de empregos foram perdidos no período de apenas um trimestre. Ao longo de um ano, o total demissões ficou na faixa de 11,5 milhões, considerando os postos formais e informais.