Tudo Bahia
Portal de Notícias

As inscrições para o Fies 2020 se encerram amanhã

Amanhã (03/10) é o prazo final para alunos que não têm matrícula oficializada em faculdades privadas efetivarem suas inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) 2020/2. As inscrições serão encerradas às 23h59.

O financiamento para o segundo semestre de 2020 conta com a disponibilidade de 50 mil vagas remanescentes, com juros zero. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a oferta de vagas abrange 4.213 cursos de 881 instituições privadas de educação superior no Brasil.

O prazo de inscrição para os estudantes que já tiverem matrícula efetivada em algum curso de ensino superior e querem financiamento das mensalidades é até o dia 27 de novembro até 23h59.

Os dois tipos de candidatos precisam fazer suas inscrições pela internet no site do Fies. Os solicitantes devem ficar atentos aos prazos e lembrar que as vagas remanescentes são ocupadas por ordem de conclusão de inscrição.

Quais os critérios para as inscrições para o Fies?

Para se inscrever no Fies, o candidato precisa ter participado do Enem, o fundo aceita notas provas feitas a partir de 2010. A nota mínima na prova é de 450 e a redação não pode ter sido zerada. A partir de 2022, o MEC passará a cobrar nota mínima de 400 na redação e 450 nas demais provas.

As inscrições para o Fies contam com uma escala de financiamentos que pode variar de acordo com a renda familiar do solicitante. O programa exige que o candidato comprove renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa.

Não podem as vagas remanescentes, os estudantes que já foram pré-selecionados na edição regular do Fies 2020/2 que estejam em processo de contratação do financiamento. Assim como, aqueles que já foram financiados pelo Fundo ou beneficiados que não quitaram a dívida.

Depois que a inscrição for concluída, o candidato terá dois dias úteis para fazer a validação das informações dadas na inscrição. Para validar as informações o solicitante deve ir diretamente na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição escolhida. Algumas instituições de ensino contam com apresentação de documentação em formato digital.

Depois que o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) for emitido o estudante tem dez dias, contatos a partir do terceiro dia útil, para entregar a documentação exigida para a contratação do financiamento e validar as informações dele no banco.

Bolsista do Prouni pode se candidatar ao Fies?

As inscrições para o Fies também estão abertas para estudantes que possuem bolsa parcial (50%) do Programa Universidade para Todos (Prouni) e querem financiar a outra metade da mensalidade com financiamento do Governo. Para esses candidatos, o prazo final de inscrição é 27 de novembro.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais