As inscrições para o Fies 2020 se encerram amanhã

Amanhã (03/10) é o prazo final para alunos que não têm matrícula oficializada em faculdades privadas efetivarem suas inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) 2020/2. As inscrições serão encerradas às 23h59. continua depois da publicidade O financiamento para o segundo semestre de 2020 conta com a disponibilidade de 50 mil vagas remanescentes, com […]

Amanhã (03/10) é o prazo final para alunos que não têm matrícula oficializada em faculdades privadas efetivarem suas inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) 2020/2. As inscrições serão encerradas às 23h59.

continua depois da publicidade

O financiamento para o segundo semestre de 2020 conta com a disponibilidade de 50 mil vagas remanescentes, com juros zero. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a oferta de vagas abrange 4.213 cursos de 881 instituições privadas de educação superior no Brasil.

O prazo de inscrição para os estudantes que já tiverem matrícula efetivada em algum curso de ensino superior e querem financiamento das mensalidades é até o dia 27 de novembro até 23h59.

continua depois da publicidade

Os dois tipos de candidatos precisam fazer suas inscrições pela internet no site do Fies. Os solicitantes devem ficar atentos aos prazos e lembrar que as vagas remanescentes são ocupadas por ordem de conclusão de inscrição.

Quais os critérios para as inscrições para o Fies?

Para se inscrever no Fies, o candidato precisa ter participado do Enem, o fundo aceita notas provas feitas a partir de 2010. A nota mínima na prova é de 450 e a redação não pode ter sido zerada. A partir de 2022, o MEC passará a cobrar nota mínima de 400 na redação e 450 nas demais provas.

As inscrições para o Fies contam com uma escala de financiamentos que pode variar de acordo com a renda familiar do solicitante. O programa exige que o candidato comprove renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa.

continua depois da publicidade

Não podem as vagas remanescentes, os estudantes que já foram pré-selecionados na edição regular do Fies 2020/2 que estejam em processo de contratação do financiamento. Assim como, aqueles que já foram financiados pelo Fundo ou beneficiados que não quitaram a dívida.

Depois que a inscrição for concluída, o candidato terá dois dias úteis para fazer a validação das informações dadas na inscrição. Para validar as informações o solicitante deve ir diretamente na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição escolhida. Algumas instituições de ensino contam com apresentação de documentação em formato digital.

Depois que o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) for emitido o estudante tem dez dias, contatos a partir do terceiro dia útil, para entregar a documentação exigida para a contratação do financiamento e validar as informações dele no banco.

continua depois da publicidade

Bolsista do Prouni pode se candidatar ao Fies?

As inscrições para o Fies também estão abertas para estudantes que possuem bolsa parcial (50%) do Programa Universidade para Todos (Prouni) e querem financiar a outra metade da mensalidade com financiamento do Governo. Para esses candidatos, o prazo final de inscrição é 27 de novembro.