Concurso Ibama: órgão comenta detalhes sobre vagas autorizadas e áreas de atuação

As vagas ofertadas serão voltadas, sobretudo, para a ampliação do efetivo do Ibama, que está atuando nas áreas que compõem a Amazônia Legal.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e do Recursos Naturais Renováveis, Ibama, recebeu a autorização para a abertura de vagas efetivas. O concurso do Ibama deverá abrir 568 oportunidades para atuar na fiscalização e preservação do meio ambiente no país.

continua depois da publicidade

A autorização foi publicada na última segunda-feira, 06/09, no Diário Oficial da União. O concurso do Ibama vai priorizar áreas finalísticas, dispondo de 96 vagas para Analista Ambiental, 40 de Analista Administrativo e 432 de Técnico Ambiental (Especialista em Meio Ambiente).

Segundo o documento publicado no Diário da União, a previsão para a publicação do edital de abertura do concurso deve ser em, no máximo, seis meses. Desse modo, provavelmente, teremos o edital disponível até o primeiro semestre de 2022.

continua depois da publicidade

As vagas ofertadas serão voltadas, sobretudo, para a ampliação do efetivo do Ibama, que está atuando nas áreas que compõem a Amazônia Legal. Assim, o objetivo será de assegurar a manutenção dos serviços ecológicos e proteção da biodiversidade.

O novo concurso pretende melhorar o poder de fiscalização e realização de ações relativas ao licenciamento ambiental, controle da qualidade ambiental, autorização de uso dos recursos naturais e, principalmente, a fiscalização/monitoramento e controle ambiental.

A complementação da forma de trabalho no efetivo da Amazônia é fundamental para garantir a integridade territorial do Brasil, sobretudo no cenário atual marcado por intensas queimadas e escassez de recursos naturais.

continua depois da publicidade

Atribuições dos cargos do concurso do Ibama

Os cargos de Analista e Técnico Ambiental e Analista Administrativo, anunciados pelo concurso do Ibama, possuem atribuições específicas.

As atribuições para Analista e Técnico Ambiental envolvem: fiscalização ambiental, qualidade ambiental, licenciamento ambiental, uso sustentável dos recursos naturais, manejo de animais silvestres, monitoramento e informação ambiental, administração e planejamento.

Ao passo que o cargo de Analista Administrativo requer que o candidato seja capaz de se responsabilizar por atividades de administração e planejamento, atividades administrativas nas superintendências e unidades descentralizadas, atividades administrativas nas diretorias finalísticas.

continua depois da publicidade