Tudo Bahia
Portal de Notícias

IPVA atrasado: veja como quitar o imposto

No estado do Rio Grande do Sul, multa por IPVA atrasado pode chegar a até 20% do valor devido.

O prazo para pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor), referente ao licenciamento de 2020, no estado do Rio Grande do Sul, já foi encerrado em 27 de abril. Apesar disso, houve um grande número de pessoas que não regularizaram o imposto. O IPVA atrasado no estado equivalente a 25,95% dos veículos.

Os dados de atraso foram divulgados da Receita Federal, mas o contribuinte ainda pode regularizar o débito.

O pagamento ainda pode ser realizado de forma online nos bancos Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi e Banco do Brasil  (somente para clientes) ou em lotéricas da Caixa Econômica Federal.  

Para efetuar o pagamento, o proprietário deve possuir o certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV) ou o número da placa e o renavam. 

Para ter acesso ao valor que deve ser pago, multas e pendências podem ser verificadas no site ou pelo aplicativo IPVA-RS.

Até o último domingo (3), foram arrecadados cerca de R$ 2,4 bilhões no estado do Rio Grande do Sul, mas a expectativa era de chegar a R$ 3 bilhões.

IPVA atrasado: confira as penalidades

O proprietário que esteja com o documento atrasado e deseja regularizar sua situação, deverá pagar uma multa de 0,334% ao dia, mas o limite de acréscimo sobre o valor é de 20%.

Além da multa, o contribuinte com o imposto atrasado vai perder descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão.

Caso o atraso ultrapasse 60 dias, haverá a inscrição em divida ativa, que receberá acréscimo de 5% sobre o tributo.

O que é IPVA?

IPVA é uma sigla para o imposto que é cobrado sobre os veículos: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. O imposto é recolhido a nível estadual e seu valor varia. Sendo determinado por base em cada governo, e seus próprios critérios.

Apesar do nome do imposto, ele é cobrado apenas de veículos que transitam por meio terrestre. Ou seja, carro, moto, caminhão, ônibus, micro-ônibus, máquina agrícola, ciclomotor e afins.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais