Parte das Classes A e B solicitou o auxílio emergencial e conseguiu o benefício

Pesquisa feita em maio mostrou que um terço das Classes A e B solicitou o auxílio emergencial e conseguiram a ajuda do governo.

O Instituto Locomotiva divulgou dados de uma pesquisa mostrando que uma parte das Classes A e B solicitou o auxílio emergencial. Segundo o estudo, os requerentes somam um terço dessas camadas sociais e 69% dessas pessoas tiveram seus cadastros aprovados e receberam o dinheiro. Denúncias mostram que esposas de empresários, jovens de famílias de classe média e servidores aposentados tiveram acesso ao benefício planejado para famílias vulneráveis.

continua depois da publicidade

Acredita-se que no cadastramento aconteça a omissão de renda familiar. “O argumento, em geral, é algo do tipo: ‘Sempre paguei impostos e nunca tive nada em troca do governo’. Ou ainda que ‘a crise está difícil para todo mundo’. São pessoas que realmente acham que têm o direito ao benefício por esses fatores. Não existe um sentimento de que estão cometendo fraude”, explica Renato Meirelles, presidente do Instituto.

A pesquisa sobre o Impacto da Pandemia nas Famílias de Classes A e B foi realizada com 2 mil pessoas em 72 cidades brasileiras entre 20 e 25 de maio. De acordo com a mostra, 55% dessas famílias tiveram a renda reduzida por causa da pandemia. Outros resultados foram:

continua depois da publicidade
  • 20% deixaram de pagar alguma conta;
  • 36% tiveram que manter um negócio próprio sem funcionar;
  • 18% afirmaram que alguém da família perdeu o emprego;
  • 8% precisaram fazer empréstimos;
  • 3% tiveram que lidar com a falta de dinheiro para itens de higiene;
  • 2% chegaram a ter falta de dinheiro para compra de alimentos.

Problemas com o auxílio emergencial

O auxílio de R$ 600 foi criado para ajudar microempreendedores individuais, autônomos, trabalhadores informais e desempregados durante o período de isolamento social. Porém existe uma dificuldade de entregar o benefício a essas pessoas, porque parte das Classes A e B solicitou o auxílio emergencial e conseguiu o dinheiro.

Segundo Meirelles, “a crise econômica atinge a todas as classes econômicas. Mas a questão é o que deve ser priorizado do recurso público. É um momento para oferecer apoio para a parcela da população mais vulnerável, mas o poder público mostrou muita dificuldade para fazer o dinheiro chegar a quem precisa”.

Gil Castello Branco, fundador e diretor-executivo da ONG Contas Abertas, explica que o maior problema com o auxílio emergencial é que não há cruzamento de dados. A emergência em pagar os R$ 600 deixou falhas no sistema. Por isso, a Controladoria Geral da União (CGU) tem que apurar cerca de 160 mil irregularidades prováveis, de acordo com Wagner Rosário, ministro do CGU.

continua depois da publicidade

“Os sistemas do governo aparentemente não conversam. O governo precisa resolver uma coisa simples, que é o cruzamento com diversos bancos de dados. Como o auxílio era uma emergência, o governo correu para pagar e depois foi verificar quem realmente tinha que receber”, explica Castello Branco.

Assim como outras fraudes relacionadas ao benefício, o Ministério da Cidadania afirmou que beneficiários provados irregulares terão que devolver o dinheiro. Portanto, dessa parte das Classes A e B que solicitou o auxílio emergencial, quem o recebeu burlando a legislação deverá ressarcir os cofres públicos. Além disso, as ilegalidades serão repassadas à Polícia Federal.