PIX: Conheça a nova transferência bancária que leva só 10 segundos

Criado para facilitar as transferências bancárias, os PIX (Pagamentos Instantâneos) são chaves que vão possibilitar transferências de dinheiro de forma mais rápida. A iniciativa do Branco Central (BC) é focada nos usuários que tinham prazos muito grandes de espera nas transferências monetárias eletrônicas, e agora terão que esperar só alguns segundos. O serviço ficará disponível […]

Criado para facilitar as transferências bancárias, os PIX (Pagamentos Instantâneos) são chaves que vão possibilitar transferências de dinheiro de forma mais rápida. A iniciativa do Branco Central (BC) é focada nos usuários que tinham prazos muito grandes de espera nas transferências monetárias eletrônicas, e agora terão que esperar só alguns segundos. O serviço ficará disponível 24 horas por dia em todos os dias do ano e já é utilizado em outros 50 países. 

continua depois da publicidade

Lançado em uma coletiva de imprensa do Banco Central em fevereiro deste ano, o PIX exclui os intermediários do processo de transferência, fazendo com que a transação seja mais barata. Além disso, o BC espera que a alternativa aumente a competitividade e eficiência do mercado, amplie a segurança, promova a inclusão financeira e melhore a experiência dos clientes no processo de transferência de valores.

O PIX faz parte de um processo de implantação de um novo ecossistema de pagamentos instantâneos no Brasil. O Banco Central vem planejando esse processo de maneira participativa para que se crie um mercado financeiro mais competitivo e democrático. 

continua depois da publicidade

Serviço é opcional

Liberado nesta segunda-feira (05/10), o PIX é um serviço opcional, portanto nenhum correntista é obrigado a se cadastrar. Várias instituições financeiras já liberaram o pré-cadastro para seus usuários que têm como opção cadastrar um CPF, CNPJ, número de telefone, e-mail ou EVP como sua chave PIX. Essa chave será usada como facilitadora do compartilhamento dos dados bancários do cliente. 

A EVP (Endereço Virtual de Pagamento) é uma sequência alfanumérica de 32 dígitos. Com ela um QR Code será criado pelo Banco Central e o cliente não terá que informar CPF, CNPJ, telefone ou e-mail para possuir sua chave PIX. 

A alternativa ao DOC e ao TED já teve mais de 3 milhões de cadastros em oito horas, segundo o Banco Central. Mas a ativação definitiva do PIX só será feita em 16 de novembro de 2020. Alguns clientes selecionados já estão testando o serviço. Uma pessoa física (CPF) pode ter até cinco chaves PIX de contas da quais possui titularidade. 

continua depois da publicidade

Como cadastrar a chave PIX?

Para ter uma chave PIX, o cliente deve acessar o aplicativo ou internet banking da instituição bancária na qual possui conta corrente, poupança ou carteira digital e clicar na opção de cadastramento. Com o número da chave em mãos, todos os dados bancários do cliente já aparecem automaticamente em processos de transferência monetárias eletrônicas. Após a confirmação dos dados e dos valores da transferência, o processo é feito em cerca de 10 segundos.