Benefícios do INSS não serão cortados em 2020 por falta de reabilitação profissional, informa instituto

De acordo com portaria publicada na última quinta-feira (22/10), os benefícios do INSS não serão suspensos em 2020 por falta de reabilitação profissional dos segurados. O objetivo da decisão, conforme o Instituto Nacional do Seguro Social, é de proteger os beneficiários durante a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. continua depois da publicidade Reformas: Bolsonaro quer […]

De acordo com portaria publicada na última quinta-feira (22/10), os benefícios do INSS não serão suspensos em 2020 por falta de reabilitação profissional dos segurados. O objetivo da decisão, conforme o Instituto Nacional do Seguro Social, é de proteger os beneficiários durante a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus.

continua depois da publicidade

Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de mais detalhes sobre o assunto. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site. Veiculamos as principais notícias nacionais e internacionais.

Corte dos benefícios do INSS não podem acontecer por falta de reabilitação profissional

A reabilitação profissional é um programa para recolocar os segurados no mercado de trabalho, especialmente os que estão recebendo benefícios por incapacidade.

continua depois da publicidade

Por via de regra, aqueles encaminhados ao projeto são obrigados a participar da capacitação, sob pena de perderem os benefícios do INSS por tempo indeterminado. No entanto, a normativa do INSS vai de encontro com a reabertura limitada das agências.

Os atendimentos estão ocorrendo de maneira gradual e não é possível atender a todas as necessidades dos segurados. Dentro dessas circunstâncias, foi prorrogada a proibição do corte de benefícios do INSS por falta de reabilitação profissional. A medida vale até o mês de dezembro de 2020.

“Para que a reabilitação profissional exista, é exigido todo um processo multiprofissional de assistência social e médico. (…) Então, é todo um conjunto de ações para que se conclua pela reabilitação profissional, que é uma medida multifatorial. Ela precisa ser feita dentro de uma estrutura completa e o INSS, hoje, não está em condições de concluir pela reabilitação profissional a meu ver”, informou o advogado Roberto de Carvalho Santos para o portal Agora São Paulo.