Auxílio-reclusão: entenda como funciona o acesso ao benefício

O auxílio-reclusão é um benefício concedido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) aos dependentes de um segurado que cometeu algum crime e está preso em regime fechado, de acordo com a lei 8.213/1991. Regime prisional fechado quer dizer que o preso vai cumprir a pena sem a alternativa de trabalhar ou estudar fora da […]

O auxílio-reclusão é um benefício concedido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) aos dependentes de um segurado que cometeu algum crime e está preso em regime fechado, de acordo com a lei 8.213/1991. Regime prisional fechado quer dizer que o preso vai cumprir a pena sem a alternativa de trabalhar ou estudar fora da prisão.

continua depois da publicidade

A intenção desse auxílio é prevenir a desestruturação da família do preso que pode vir a carecer de recursos. Ou seja, providenciar sustento e manter a sobrevivência básica, evitando perda de moradia ou evasão escolar.

Como funciona o auxílio-reclusão?

Entenda mais sobre esse auxílio:

continua depois da publicidade

Quem recebe?

Os beneficiários do auxílio-reclusão não são os presos, mas seus dependentes. Ou seja, as pessoas que dependem do segurado para manter sua sobrevivência. Dessa forma, caso o segurado recluso não tenha nenhum dependente, não haverá pagamento desse auxílio.

Portanto, tem direito ao auxílio-reclusão os seguintes dependentes do detido: cônjuge (marido ou esposa) ou companheiro (a); filhos não emancipados menores de 21 anos, ou de qualquer idade caso inválidos ou pessoa com deficiência; pais e irmãos não emancipados menores de 21 anos, ou de qualquer idade se inválidos ou pessoas com deficiência.

Pré-requisitos

Antes de tudo, para que os dependentes consigam ter acesso ao benefício, o segurado precisa estar preso em regime fechado. Isto significa que os dependentes de segurados presos em regime aberto ou semiaberto não têm direito a esse benefício.

continua depois da publicidade

Além disso é indispensável que o segurado recluso seja de baixa renda. A partir de 2019, para medir o nível da renda, o INSS calcula uma média dos 12 últimos salários de contribuição do segurado recluso. A média deve ser inferior a R$ 1.425,56 (valor atualizado para 2020).

Também é requisitado que o segurado tenha carência de 24 meses, ou seja, no mínimo 24 meses de contribuição no INSS para que os dependentes tenham acesso ao auxílio-reclusão. Então, no momento da prisão, o preso precisa estar contribuindo ou ter contribuído nos últimos meses antes da prisão.

Dessa forma, o criminoso “profissional” não consegue gerar direito de auxílio-reclusão aos seus dependentes. A prisão precisa ser classificada como acidental, uma vez que para ser segurado é necessário existir tempo de contribuição fruto de trabalho remunerado.

continua depois da publicidade

Perda do benefício

O auxílio-reclusão será suspenso, caso o detento fuja da prisão. O benefício só poderá ser reestabelecido se houver recaptura do segurado — a partir da data em que isso acontecer e se ele ainda mantiver a qualidade de segurado.

Outras situações que resultam no cancelamento definitivo ou cessação do benefício são:

  • Quando houver soltura;
  • Em caso de morte do segurado (nesse caso, o benefício é convertido em pensão por morte, automaticamente);
  • Se o segurado começar a receber aposentadoria, ainda que em situação de cárcere;
  • No caso do segurado deixar a prisão por livramento condicional, por cumprimento da pena, seja ela aberta ou semiaberta;
  • Se acontecer a extinção da última cota individual (quando o valor é dividido com mais de um dependente).

Valores do auxílio-reclusão

Desde a Reforma da Previdência em novembro de 2019, o valor do auxílio-reclusão ficou limitado ao salário mínimo. Isso passou a valer para os dependentes dos segurados que foram presos depois do dia 12 de novembro de 2019.

continua depois da publicidade

Para os dependentes de segurados reclusos antes da reforma de 2019 continua a valer a forma de cálculo estabelecida na lei previdenciária de setembro de 1994. De acordo com essa lei, o valor do benefício era calculado baseado na média dos 80% maiores salários de contribuição do segurado. Ou seja, dependia dos salários que o segurado recebia nos períodos de trabalho e contribuição para a Previdência Social.

Como solicitar o auxílio-reclusão?

É possível fazer o requerimento do benefício por meio do telefone 135 ou do site e aplicativo Meu INSS. Depois de realizar login na plataforma, procure a opção “Agendamentos/Requerimentos”. O sistema vai mostrar todos os benefícios disponíveis para solicitação.

Depois de selecionar “auxílio-reclusão”, o solicitante precisar preencher um formulário com seus dados pessoais e anexar uma série de documentos comprovando que tem direito ao salário.

Documentos necessários são: documento pessoal com foto (do dependente e do segurado); carteira de trabalho, carnê de recolhimento de contribuição ao INSS ou algum outro documento que comprove vínculo com a Previdência Social; declaração de cárcere (emitida pela unidade prisional onde o trabalhador se encontra detido) e documentos que provem a condição de dependente.