Recebeu carta para revisão do INSS? Saiba o que fazer para NÃO PERDER o seu benefício

Desde o início de setembro de 2020, o INSS passou a notificar cerca de 1,7 milhão de beneficiários que foram identificados com algum tipo de irregularidade nos cadastros. As análises estão ocorrendo em caráter administrativo, como uma espécie de “pente-fino”. Quem não atualizar seus dados, em 60 dias após receber a carta para revisão do […]

Desde o início de setembro de 2020, o INSS passou a notificar cerca de 1,7 milhão de beneficiários que foram identificados com algum tipo de irregularidade nos cadastros. As análises estão ocorrendo em caráter administrativo, como uma espécie de “pente-fino”. Quem não atualizar seus dados, em 60 dias após receber a carta para revisão do INSS, terá os pagamentos suspensos.

continua depois da publicidade

Acompanhe a matéria completa e saiba como responder às exigências do instituto. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site. Veiculamos as principais notícias nacionais e internacionais para que você se mantenha constantemente atualizado!

Como responder à carta para revisão do INSS?

Os segurados, de acordo com o instituto, devem encaminhar as cópias de seus documentos em até 60 dias após o recebimento da carta para revisão do INSS. Por onde? Preferencialmente pelo portal do Meu INSS, que também está disponível para celulares (sistemas Android e iOS).

continua depois da publicidade

Para encaminhar a documentação, os beneficiários precisam ter login e senha na plataforma. Será necessário, após o acesso ao Meu INSS, solicitar o serviço “Atualização de Dados de Benefício”.

Feito isso, os interessados vão ter que anexar as cópias digitalizadas ou fotografadas dos seguintes documentos (titular, procurador ou representante legal):

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Título de Eleitor;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Vale lembrar que também será preciso responder a algumas questões, como o número do benefício e se deseja efetuar alterações em outros dados cadastrais. No caso de pensão por morte, os segurados também deverão apresentar a documentação dos dependentes do benefício, além da certidão de óbito.

continua depois da publicidade

Não conseguiu atualizar seus dados cadastrais no “Meu INSS”? É possível agendar o procedimento em uma agência mais próxima. Basta ligar para o telefone 135 e escolher a opção “Entrega de Documentos por Convocação”.