Tudo Bahia
Portal de Notícias

Isenção do IPVA 2021: veja regras e formas de consultar a situação

Geralmente, a isenção do IPVA é calculada com base no ano de fabricação do veículo. Saiba os detalhes em nossa matéria!

A porcentagem do IPVA (Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva) é calculada anualmente, como no caso de São Paulo. Para os motoristas que residem nesse estado, por exemplo, uma taxa de 4% é cobrada aos carros movidos à gasolina e flex. No entanto, cada estado brasileiro possui autonomia a fim de estabelecer regras para a isenção do IPVA.

A referência para a isenção do IPVA geralmente corresponde ao ano de fabricação dos veículos. Vale destacar, no entanto, que algumas regiões do país contam com parâmetros diferentes e, por isso, é importante verificar o regulamento específico.

Por sua vez, as pessoas com deficiência (PcD) também podem estar isentas do IPVA. A garantia tende a variar conforme o estado e a situação dos motoristas. Dentro desse contexto, os interessados deverão entrar em contato com a Secretaria da Fazenda do estado.

Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de mais detalhes sobre o assunto. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site. Veiculamos as principais notícias nacionais e internacionais!

Regras para a isenção do IPVA

Na maioria dos casos, a isenção do IPVA é calculada a partir do ano de fabricação dos veículos. Confira, a seguir, o tempo necessário para garantir a desobrigação do pagamento:

  • A partir de 10 anos, contando a partir do ano de fabricação dos veículos: Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima;
  • A partir de 15 anos, contando a partir do ano de fabricação dos veículos: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
  • A partir de 18 anos, contando a partir do ano de fabricação dos veículos: Mato Grosso;
  • A partir de 20 anos, contando a partir do ano de fabricação dos veículos: Acre, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Para consultar a situação com o IPVA, basta acessar o portal do Detran da sua localidade ou verificar detalhes por meio do site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

LEIA TAMBÉM

Bolsa Família será pago pelo Caixa Tem a partir de dezembro; veja como vai funcionar

A partir de dezembro de 2020, os inscritos no Bolsa Família vão passar a receber suas parcelas por meio de poupanças sociais digitais. As quantias, sem nenhuma tarifa adicional, poderão ser movimentadas pelo app Caixa…

Como usar FGTS para amortização de financiamento de habitação

O Fundo de Garantia do tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todo o trabalhador. Com ele, o cidadão possui diversos benefícios, como usar seus recursos para comprar a casa própria. Por isso, confira como usar FGTS para…

Valor do Bolsa Família: como as parcelas são calculadas pelo governo federal?

Aprovado em 2004, o Bolsa Família é um programa assistencial para transferência de renda direta. As parcelas, com valor variável, são depositadas às unidades familiares em situação de extrema pobreza (renda por pessoa de…

INSS prolonga suspensão de prova de vida e retorno só ocorrerá em 2021

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou mudanças para aposentados e pensionistas. Segundo o comunicado, o INSS prolongou suspensão de prova de vida e retorno só ocorrerá em 2021.Portanto, todas as…

FGTS emergencial: R$ 7,9 bilhões não foram movimentados; veja prazo final para solicitar

O calendário para os saques do FGTS Emergencial, no valor máximo de R$ 1.045, foi executado a partir de junho de 2020 e terminou neste mês de novembro. Durante o período, a Caixa transferiu as quantias pelas poupanças…

Novo Bolsa Família: relator quer apresentar mais de uma opção ao Senado

O senador Márcio Bittar (MDB-AC) está elaborando uma proposta de emenda constitucional, com o objetivo de encontrar brechas para o financiamento do novo Bolsa Família. Conforme informações preliminares, o relator quer…

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais