Recálculo da previdência pode aumentar aposentadoria em 6x

No ano passado, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) votou a favor do tema 999 que legaliza a “revisão da vida toda do INSS”. Ao pedir recálculo, os segurados podem ter aumento da sua aposentadoria em 6x. Nele, se pede que a Previdência Social faça uma correção da média salarial, considerando todos os salários do […]

No ano passado, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) votou a favor do tema 999 que legaliza a “revisão da vida toda do INSS”. Ao pedir recálculo, os segurados podem ter aumento da sua aposentadoria em 6x. Nele, se pede que a Previdência Social faça uma correção da média salarial, considerando todos os salários do trabalhador, inclusive aqueles que foram recebidos antes de julho de 1994.

continua depois da publicidade

Antes dessa decisão do STJ, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) calculava a média salarial dos aposentados com base em 80% dos maiores salários do trabalhador a partir de junho de 1994. A análise mudou, atualmente o aposentado que recebe o piso da aposentadoria e se encaixa no critério de revisão pode pedir o recálculo e aumentar sua aposentadoria em até 6x do valor atual.

Aumento da aposentadoria em 6x

O previsto era que a revisão de aposentadoria abrangesse mais de 2 mil segurados da Previdência Social. A decisão considera contribuições feitas ao INSS antes do ano de 1994, então caso o aposentado tenha parado de contribuir com a previdência social em 1993, ele poderá ter seu benefício revisado e passará a ganhar o teto da previdência. Com a revisão, os solicitantes podem ter aumento de sua aposentadoria em 6x.

continua depois da publicidade

“É uma situação em que a pessoa teve uma diferença em mais de R$ 4 mil. Mas é uma ação que tem peculiaridade. Varia para cada segurado. Tem trabalhador que vai ter uma variação de 200% do benefício, 300%, 400%; como têm pessoas que o cálculo pode piorar o valor do benefício”, disse direito previdenciário Roberto Carvalho, presidente do Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev), ao site Metrópoles na época da decisão.

Cálculo

Ainda é preciso considerar outros fatores antes de solicitar a revisão da aposentadoria. A revisão pode ser pedida em até dez anos, o aposentado deve estar atento a esse limite. Roberto Carvalho ainda recomendou aos segurados que eles simulem o cálculo antes da solicitação, para saber o que é mais vantajoso. Quem teve baixos salários anteriores a julho de 1994 não terá vantagem com o recálculo.

Segundo especialistas, a decisão pode ter mudado o valor da aposentadoria de cerca de 2 mil segurados do Instituto Social do Seguro Social. “Os processos que estavam parados poderão voltar a ser analisados. Há pelo menos 1.927 ações com esse tipo de pedido, mas o número deve ser maior, já que a maioria dos tribunais e das varas federais não informam o total de casos paralisados sobre o tema”, disse um advogado também em entrevista ao Metrópoles.

continua depois da publicidade