Pagamentos do Bolsa Família poderão ser feitos pelo Caixa Tem

A poupança digital da Caixa poderá ser usada para efetuar os pagamentos do Bolsa Família. Pelo menos esse é o desejo do governo federal, que já prepara a migração do cartão cidadão. A medida também reforçará um ativo da Caixa que o banco pretende usar a seu favor em futura abertura de capital das suas […]

A poupança digital da Caixa poderá ser usada para efetuar os pagamentos do Bolsa Família. Pelo menos esse é o desejo do governo federal, que já prepara a migração do cartão cidadão. A medida também reforçará um ativo da Caixa que o banco pretende usar a seu favor em futura abertura de capital das suas operações digitais.

continua depois da publicidade

A poupança digital da Caixa foi utilizada neste ano para concessão do auxílio emergencial. Essa ação ajudou a fortalecer o movimento de bancarização no país e consolidar as operações digitais do banco estatal.

As informações foram divulgas por fontes com conhecimento direto do assunto, que confirmaram a investida à Reuters.

continua depois da publicidade

Pagamentos do Bolsa Família podem ser realizados de forma digital!

De acordo com documento interno do Ministério da Cidadania, a mudança nos meios de pagamentos do Bolsa Família envolverá a prorrogação até abril do ano que vem de um contrato firmado entre as partes, ao custo de 210,9 milhões de reais. Com a nova modalidade de pagamento haveria uma redução de mais de 10%.

A Caixa Econômica Federal propôs a cobrança de 1,89 real por crédito em poupança social digital. Atualmente é cobrado o valor de 2,1569 real para pagamento no cartão cidadão.

Apesar da economia, o valor é superior ao patamar de R$ 1,25 cobrado pelo banco para créditos em outros tipos de conta. A justificativa do banco é quanto ao público que recebe o Bolsa Família, que possui demandas específicas.

continua depois da publicidade

Bancarização de milhões de brasileiros

De acordo com a Caixa, os beneficiários devem continuar a buscar canais físicos para realizar saques, o que significa mais custos para o banco em termos de transporte de dinheiro e remuneração paga a lotéricas.

Na prática, isso significa que a poupança digital terá que oferecer aos beneficiários funcionalidades que já valiam para o cartão cidadão da Caixa, como saques no próprio banco, agências lotéricas ou caixas eletrônicos. Além disso terão outros recursos digitais, podendo realizar transações e pagamentos de contas pelo aplicativo Caixa TEM, numa conta que terá tarifa zero.

Se for aprovada, esta será a consolidação da bancarização de 35 milhões de brasileiros que passaram a contar com serviços bancários pela primeira vez neste ano, após o recebimento do auxílio emergencial durante a pandemia.

continua depois da publicidade

Novo Bolsa Família

Na última segunda-feira (16/11), durante evento no Palácio Guanabara, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, informou que o novo Bolsa Família já está pronto e deverá ser lançado no começo de dezembro.

Segundo o ministro, uma das novidades do programa social será a introdução de quesitos de meritocracia para os assistidos. Medida que o governo está chamando de “portas de entrada e saída”.