VEJA como solicitar indenização do DPVAT no aplicativo Caixa Tem

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou na última segunda-feira (18/01) que a indenização do DPVAT será paga por meio do aplicativo Caixa Tem. continua depois da publicidade Dessa forma, a instituição financeira passa a ser a gestora do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres e não mais […]

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou na última segunda-feira (18/01) que a indenização do DPVAT será paga por meio do aplicativo Caixa Tem.

continua depois da publicidade

Dessa forma, a instituição financeira passa a ser a gestora do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres e não mais a Seguradora Líder, que foi afastada no ano passado.

Entre as justificativas para utilizar o aplicativo está o fato de que 100 milhões de brasileiros já usam o aplicativo do Caixa Tem. A maior parte deles baixou a ferramenta por causa dos pagamentos do auxílio emergencial em 2020.

continua depois da publicidade

Recentemente, o gestor do DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) foi trocado. Saiu a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e entrou a Caixa.

A mudança ocorreu em 01 de janeiro de 2021. Acidentes que aconteceram até o dia 31 de dezembro de 2020, a indenização do DPVAT continuará com a antecessora.

Como solicitar indenização do DPVAT no aplicativo Caixa Tem?

Os acidentes ocorridos em 2020, seguem sob responsabilidade da Seguradora Líder, antiga responsável pelo DPVAT.

continua depois da publicidade

Todo o processo pode ser feito através do aplicativo Seguro DPVAT, pela central telefônica da Líder ou em um dos pontos físicos de atendimento.

Neste caso, o pagamento será depositado na conta corrente ou poupança do beneficiário num prazo de até 30 dias após a aprovação da solicitação. Para mais informações, acesse o site da Seguradora Líder.

Já no caso dos acidentes que aconteceram a partir do dia 1º de janeiro de 2021, as indenização do DPVAT deverão ser solicitadas nas agências da Caixa Econômica e toda documentação exigida por lei deve ser apresentada. Em breve será lançado o aplicativo DPVAT.

continua depois da publicidade

Para maiores informações, a Caixa lançou uma página sobre o seguro DPVAT. Quem preferir pode tirar as dúvidas também pelo telefone 0800 726 0207.

Investigação da Seguradora Líder

As irregularidades foram encontradas em novembro de 2019, após investigação realizada com base em informações disponíveis em relatórios, além de auditorias e fiscalizações que foram realizadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

O que é o DPVAT?

O DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) foi criado em 1974, por meio de lei, com o objetivo de assegurar que pessoas que sofram acidente tenham assistência médica ou recebam pagamentos por invalidez e morte.

continua depois da publicidade

No caso de falecimento, os herdeiros ficam com o dinheiro, existindo um prazo de até três anos para se fazer o pedido.

Atualmente, se a pessoa morrer, o DPVAT paga R$ 13,5 mil, o mesmo que ocorre em caso de invalidez. Em caso de lesão, o valor varia conforme tabela.