Tudo Bahia
Portal de Notícias

VEJA como solicitar indenização do DPVAT no aplicativo Caixa Tem

A indenização do DPVAT, em acidentes ocorridos a partir de 2021, será paga por meio do aplicativo Caixa Tem. 

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou na última segunda-feira (18/01) que a indenização do DPVAT será paga por meio do aplicativo Caixa Tem.

Dessa forma, a instituição financeira passa a ser a gestora do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres e não mais a Seguradora Líder, que foi afastada no ano passado.

Entre as justificativas para utilizar o aplicativo está o fato de que 100 milhões de brasileiros já usam o aplicativo do Caixa Tem. A maior parte deles baixou a ferramenta por causa dos pagamentos do auxílio emergencial em 2020.

Recentemente, o gestor do DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) foi trocado. Saiu a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e entrou a Caixa.

A mudança ocorreu em 01 de janeiro de 2021. Acidentes que aconteceram até o dia 31 de dezembro de 2020, a indenização do DPVAT continuará com a antecessora.

Como solicitar indenização do DPVAT no aplicativo Caixa Tem?

Os acidentes ocorridos em 2020, seguem sob responsabilidade da Seguradora Líder, antiga responsável pelo DPVAT.

Todo o processo pode ser feito através do aplicativo Seguro DPVAT, pela central telefônica da Líder ou em um dos pontos físicos de atendimento.

Neste caso, o pagamento será depositado na conta corrente ou poupança do beneficiário num prazo de até 30 dias após a aprovação da solicitação. Para mais informações, acesse o site da Seguradora Líder.

Já no caso dos acidentes que aconteceram a partir do dia 1º de janeiro de 2021, as indenização do DPVAT deverão ser solicitadas nas agências da Caixa Econômica e toda documentação exigida por lei deve ser apresentada. Em breve será lançado o aplicativo DPVAT.

Para maiores informações, a Caixa lançou uma página sobre o seguro DPVAT. Quem preferir pode tirar as dúvidas também pelo telefone 0800 726 0207.

Investigação da Seguradora Líder

As irregularidades foram encontradas em novembro de 2019, após investigação realizada com base em informações disponíveis em relatórios, além de auditorias e fiscalizações que foram realizadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

O que é o DPVAT?

O DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) foi criado em 1974, por meio de lei, com o objetivo de assegurar que pessoas que sofram acidente tenham assistência médica ou recebam pagamentos por invalidez e morte.

No caso de falecimento, os herdeiros ficam com o dinheiro, existindo um prazo de até três anos para se fazer o pedido.

Atualmente, se a pessoa morrer, o DPVAT paga R$ 13,5 mil, o mesmo que ocorre em caso de invalidez. Em caso de lesão, o valor varia conforme tabela.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais